Empresários de Itatiaia recebem orientações para retomada de atividades

Com a recente flexibilização das atividades comerciais, os empresários de Itatiaia estão recebendo orientações através de manuais com Protocolos de Segurança Sanitária. Elaborados pelo Sebrae para orientar a reabertura das atividades econômicas em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o material está sendo divulgado e distribuido pela internet em parceria do órgão de apoio a micro e pequenos empresários com a Prefeitura local.

A série de protocolos tem orientações para academias de ginástica, bares, restaurantes, lanchonetes, clínicas de saúde, feiras livres, indústria da construção, lojas de materiais de construção, lojas de shopping e rua, setor de alimentação, hotéis e pousadas, mercearias, minimercados e supermercados, negócios de beleza, moda, panificadoras e confeitarias.

– Neste primeiro momento, foram produzidos os protocolos dos setores que mais foram impactados com a pandemia e que representam 57% dos pequenos negócios. Foram realizados estudos bem específicos para que a série pudesse acolher as peculiaridades de cada setor, respeitando as recomendações das organizações de saúde e seguindo padrões nacionais e internacionais. A próxima etapa corresponde na elaboração de mais protocolos voltados para outros setores, inclusive aos microempreendedores individuais – disse a Coordenadora Regional do Sebrae, Paola Tenchini, relatando que foram realizados diversos estudos técnicos para a elaboração dos protocolos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, Rafael Veríssimo, ressaltou a importância de todos os comerciantes e empresários receberem as informações. “O nosso objetivo é fazer com que todos recebam essas informações, por meio da Aciati (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia), da Sala do Empreendedor e também pelo site da Prefeitura. Nossa preocupação quanto à reabertura dos estabelecimentos é que os comerciantes estejam preparados e se adequem de maneira que possam atender os clientes da maneira mais segura. Esse novo momento exige mudanças e os protocolos contam com muitas orientações para auxiliar os empresários”, explicou.

Os protocolos já foram encaminhados à Aciati. O vice-presidente da Associação Comercial, Jorge Carvalho relatou que essa iniciativa já tem auxiliado os comerciantes do município.

– Nem todos os comerciantes e as pequenas empresas estão vinculadas à Aciati e por isso a iniciativa da Prefeitura em divulgar é muito importante. Além disso, o Sebrae tem enorme credibilidade e elaborou um material muito adequado. Nós já enviamos o material e as orientações já estão auxiliando bastante os empresários. Entendemos a responsabilidade em manter as pessoas atualizadas e informadas sobre as mudanças e para que os comerciantes possam retornar de maneira segura e tranquila – afirmou Jorge.

Segundo o secretário de Turismo de Itatiaia, Alexandre Rezende Teixeira, distribuir essas informações será muito importante neste momento. “Muitos empresários, hoteleiros tem nos procurado e buscado orientações para essa retomada. Estão todos empenhados em retomar a atividade de maneira segura”, afirmou.

Os protocolos podem ser adquiridos na página do Sebrae. Além disso, o órgão está disponibilizando um time de especialistas que podem tirar dúvidas sobre os protocolos e demais temas de gestão através de um canal de comunicação remoto. Para ser atendido, basta acessar clicando aqui. Os serviços podem ser acessados por micro e pequenos empresários não apenas de Itatiaia e região, mas também de todo o Brasil.

SALA DO EMPREENDEDOR
Microempreendedores e donos de pequenas empresas de Itatiaia também podem contar com a Sala do Empreendedor. O espaço oferece orientações e informações sobre negócios, como acesso ao crédito, isenções de tributos, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, alvará, certidões, entre outros.

A Sala do Empreendedor fica localizada na Praça Mariana Rocha Leão, nº 20, no Centro. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O telefone é (24) 3352-6777 ramal 317. Para ser atendido, é preciso ir ao local de máscara.

Foto: Reprodução/Internet

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.