Ao contrário de Resende, prefeito de Itatiaia decreta abertura de parte do comércio

Diferente do que aconteceu em Porto Real, Resende e no estado do Rio de Janeiro, que decidiram prorrogar a quarentena no sistema de ensino, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços e realização de eventos que favoreçam as aglomerações e o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), o prefeito de Itatiaia Eduardo Guedes assinou um novo decreto (3418/2020) na última sexta-feira, dia 27, autorizando “o funcionamento de pequenos estabelecimentos” como oficina mecânica, borracharia, auto peças, bicicletarias, barbearias, salões de beleza e loja de vestuários, sendo proibida a “permanência continuada e aglomeração de pessoas nestes locais”.

Segundo o decreto de Guedes, esses estabelecimentos ficarão responsáveis pelo controle de fluxo de entrada e saída de clientes nas áreas livres de circulação, observando o limite de distância de dois metros entre eles. Além disso, determina que o funcionamento de salões de beleza e barbearias (apenas com agendamento em horários espaçados) e as oficinas mecânicas, borracharia, auto peças e bicicletarias (atentando-se para limitação de pessoas em suas dependências, as quais deverão respeitar o espaçamento mínimo de dois metros de distância entre uma e outra), funcionarão das 8 às 18h. Já os demais estabelecimentos citados funcionarão entre 12 e 18 horas, também tomando os mesmos cuidados.

Além disso, o decreto determina que os estabelecimentos indicados “devem disponibilizar aos funcionários e clientes, lavatórios com água e sabão e/ou fornecer sanitizante como álcool em gel 70%, como medidas de prevenção e precauções da infecção”.

A medida, no entanto não vale para o sistema educacional do município. Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, as aulas seguem suspensas na rede pública municipal “até o termino do período de situação de emergência em saúde pública, ou até novo ato revogatório”.

As novas regras dividiram opiniões nas redes sociais. Houve elogios à iniciativa do prefeito de abrir parte do comércio. “Gostaria de parabenizar o Prefeito de Itatiaia, pela liberação do comércio em nosso município, conforme Decreto emitido hoje, afinal, precisamos trabalhar e contribuir com a economia do município. Não podemos descuidar e tomar os devidos cuidados nos estabelecimentos, com a aglomeração de pessoas e higiene pessoal. Vamos trabalhar com responsabilidade e compromisso com nossos clientes e nossos familiares”, disse.

Outro internauta, no entanto, não gostou da decisão. “Um absurdo, nos mercados os funcionários não têm proteção nenhuma, sem máscaras ou luvas. O Ministro (Luiz Henrique Mandetta, da Saúde) acabou de falar novamente (no sábado, dia 28) que não é para abrir”.

– Mais uma vez ele cedendo a pressão de lojistas que estão tendo que pagar salário com as portas fechadas ou aqueles que não obedecem a quarentena e mesmo assim abrem suas portas, um governo que realiza bloqueio em apenas um lado da cidade, apenas solicitando comprovante de residência, acho ridículo. Se ele quer bloquear, então que faça direto, bloqueie a cidade, use pirômetros para aferir a temperatura de todos. Já que todos são abordados, os que estiverem com a temperatura alterada, encaminhe para o atendimento médico (…). – recomendou um terceiro internauta.

NA CONTRAMÃO DO VIZINHO
No mesmo dia em que Guedes decretou a reabertura de alguns dos estabelecimentos comerciais, o prefeito de Resende Diogo Balieiro assinou um novo decreto mantendo a suspensão das atividades em todo o município até o dia 4 de abril, exceto alguns setores com regras específicas e sem aglomeração de pessoas. Entre esses serviços e lojas estão os de oficina mecânica, borracharia, salão de beleza e barbearia, os mesmos liberados pra funcionar em Itatiaia.

As mesmas regras também estão mantidas em Porto Real, onde esses estabelecimentos “permanecerão fechados por incompatibilidade com as normas de segurança das ações de contenção do novo coronavírus”, além de academias de ginástica (similares). Em todo o estado do Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel estendeu por mais 15 dias as medidas de isolamento social a partir da próxima segunda-feira, dia 30, não descartando estender a medida além do dia 6 de abril. “Eu não serei responsável pela morte de milhares de pessoas”, completou, durante transmissão na última sexta-feira ao vivo nas redes sociais.

RESENDE JÁ REGISTRA UM CASO
Até o último levantamento, divulgado neste domingo pela Secretaria de Estado de Saúde, o estado registra 600 casos confirmados, com 17 mortes por coronavírus (Covid-19). A maioria dos casos (516) se concentra na capital fluminense. Dos três municípios da Região das Agulhas Negras, apenas Resende teve um caso confirmado (o outro caso registrado é de um morador do Rio). Em todo o sul do Estado, apenas Volta Redonda registrou uma morte por Covid-19.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.