
Nesta segunda-feira, dia 23, mais uma medida será tomada nos municípios brasileiros para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus: a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, que tradicionalmente começa em abril. Seguindo o determinado pelo Ministério da Saúde, os municípios da Região das Agulhas Negras já publicaram seus calendários. Confira:
RESENDE
Segundo a Secretaria de Saúde, com o objetivo de prevenir os casos de gripe, mais comuns no período de baixa temperatura, a Prefeitura de Resende definiu o calendário da campanha de vacinação contra o vírus Influenza (gripe). As vacinas estarão disponíveis em todos os Postos de Saúde para gestantes, idosos, professores, profissionais da saúde, profissionais de forças de segurança e salvamento, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e 6 anos e indivíduos com idade entre 55 e 59 anos.
Com exceção dos primeiros grupos contemplados (gestantes, idosos, pessoas com comorbidades, deficientes e profissionais da saúde), cada grupo terá um prazo específico para se vacinar. Mas, ao final da campanha, todos os grupos voltarão a ter uma última oportunidade, do dia 11 de maio ao dia 22 do mesmo mês.
No caso dos deficientes e pessoas com comorbidades, somente serão vacinados as doenças especificadas com prescrição médica. Para os profissionais da saúde, serão vacinados todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Os estagiários deste setor só serão vacinados se atuarem dentro do CTI.
Pelo calendário do município, os primeiros a receber as vacinas serão os idosos e as gestantes, a partir desta segunda-feira até o final da campanha. Já os pacientes com comorbidades e os deficientes deverão se vacinar até o dia 27 deste mês; crianças de 6 meses a 6 anos deverão ser levadas pelos pais ou responsáveis a partir do dia 30 até o dia 9 de abril; professores e profissionais de forças de segurança e salvamento serão imunizados de 13 a 24 de abril e indivíduos de 55 a 59 anos e puérperas deverão procurar os postos de 27 de abril a 8 de maio. Já o Dia D de Vacinação será em 9 de maio.
Os idosos com mais de 80 anos e com mais de 60 anos com mobilidade reduzida receberão a vacina em casa, através das equipes de Saúde da Família e do Programa Melhor em Casa. Os profisssionais da saúde serão imunizados na unidade de saúde onde trabalha ou no posto de saúde mais próximo de casa. Os demais grupos serão vacinados nos postos de saúde.
ITATIAIA
A exemplo de Resende, os idosos (junto com os profissionais de saúde) serão os primeiros a receber vacina contra a gripe. A campanha acontece em todos os postos de saúde de Itatiaia, e a medida segue o sugerido pelo Ministério da Saúde, que inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação e por isso, primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.
A vacinação na segunda-feira terá início a partir das 13 até às 17h. Nos outros dias, a imunização será realizada de 8 às 17h. Segundo a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.
– Os profissionais de saúde serão vacinados em seus postos de trabalho. Estamos traçando estratégias e a equipe está preparada. A vacinação será feita de forma rápida, não vamos realizar preenchimento do cartão de vacina, por exemplo. O idoso vai chegar, receberá a dose e será colocado apenas a idade no cartão. Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas evitem filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações – afirmou Andrea.
A campanha de vacinação acontecerá até o dia 22 de maio. O público-alvo completo terá ainda gestantes, professores, profissionais de forças de segurança e salvamento, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e 6 anos e indivíduos com idade entre 55 e 59 anos.
PORTO REAL
Segundo a diretora de Atenção Básica (da Secretaria de Saúde), Irma Provazzi, a preocupação especial será com os idosos, hipertensos e acamados. “Todos os idosos que a equipe (da Atenção Básica) já conhece, nós estaremos comparecendo nas residências para realizar a vacinação em casa, assim eles não precisarão de sair para ir aos postos. Dois carros da Atenção Primária estarão nesses locais onde vivem as pessoas que estão impossibilitadas de sair”, explicou.
Com exceção desses casos, a Secretaria de Saúde local seguirá dentro dos postos de saúde o calendário do Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira para cada um dos grupos: Dia 23 de março – Idosos (de 60 anos ou mais) e trabalhadores da área da saúde; Dia 16 de abril – Professores, profissionais da área de segurança/salvação e portadores de comorbidades; Dia 9 de maio (Dia 9 de Vacinação) – Além dos grupos anteriores, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que estão nos 45 dias de pós-parto) e adultos de 55 a 59 anos.
O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, no entanto, enfatiza que não há necessidade de correr aos postos para se vacinar. “É importante a vacinação contra a Gripe, mas não há necessidade de uma corrida às unidades de saúde, porque é preciso evitar aglomerações, sobretudo nos primeiros dias. Idosos não cadastrados também poderão ser vacinados nas residências, seja solicitando diretamente às equipes de rua, estendendo um pano branco na fachada do domicílio ou ligando para a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3353-4899, para agendamento. Nossa orientação é que os idosos fiquem em casa o máximo de tempo possível”, encerrou Jardim.
Lembrando mais uma vez que a vacina apenas protege contra as cepas do vírus Influenza (gripe), entre elas a H1N1, mas a imunização facilita a triagem dos casos de Covid-19, descartando a possibilidade do paciente ter a gripe. Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Quatis não havia divulgado a sua programação.


