Coronavírus: Cuidado com as Fake News!

“Água ou chá quente mata o coronavírus”, “Receita de coco que cura coronavírus”, “álcool gel caseiro feito com gelatina protege contra o coronavírus” e “Mensagem divulgada pelo Hospital de Stanford”. O que essas informações têm em comum? O fato de serem todas falsas, ou seja, são consideradas fake news. Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus uma pandemia mundial, a quantidade de informações vem se multiplicando da mesma forma que a transmissão do vírus, e junto com elas, as informações falsas que circulam nas redes sociais.

Em um seminário da Fiocruz realizado no ano de 2019 sobre o tema, o pesquisador Cláudio Maierovitch destacou alguns pontos que podem gerar a disseminação das fake news.

– O sensacionalismo com o tom alarmante e de ‘denúncia’ como essas notícias são divulgadas pode ser um dos porquês da grande disseminação. Além disso, podemos considerar um conceito ligado à psicologia chamado ‘viés da confirmação’, onde a pessoa busca por argumentos para confirmar algo e nega argumentos contrários, mesmo sem embasamento, isso ganha ainda mais força na internet pelo fato da informação chegar personalizada para cada um, a partir do conteúdo mais acessado e dados pessoais divulgados – disse o pesquisador, na ocasião.

Com o objetivo de combater essas informações falsas, órgãos como o Ministério da Saúde, e até mesmo sites como o Boatos.org, têm um canal de comunicação dedicado somente para esclarecer e ajudar os internautas a identificar se tal informação trata-se ou não de uma fake news. Confira o que foi encontrado de inverídico em cada uma delas:

Água ou chá quente mata o coronavírus – É boato, pois água ou chá quente não mata o coronavírus. De acordo com o pesquisador do Departamento de Ciência Popular da Associação Médica da China, Tang Qin, o novo coronavírus pode ser morto em água a 56°C ou mais após 30 minutos, mas é impossível para o corpo humano elevar sua temperatura para 56°C. Além disso, o novo coronavírus infecta o trato respiratório e não o trato digestivo. Beber água quente não é apenas inútil, mas também prejudica o esôfago. Segundo o Boatos.org, tanto a OMS quanto o MS desmentiram informações de que chás curam o coronavírus.

Receita de coco que cura coronavírus – Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus (Covid-19). A melhor maneira de evitar a doença é a prevenção, com as regras de etiqueta respiratória.

Álcool gel caseiro feito com gelatina protege contra o coronavírus – De acordo com o site Boatos.org, além de se encaixar na lista de dicas falsas para se proteger do coronavírus, não há informação em fontes confiáveis sobre a eficácia da mistura. Especialistas apontam que ao invés de proteger, misturar álcool com maisena pode facilitar a proliferação dos microorganismos e também causar queimaduras na pele caso essa mistura seja feita da forma errada.

Mensagem divulgada pelo Hospital de Stanford – Esta informação tem circulado nas redes sociais nos últimos dias. em primeiro lugar, a autoria da mensagem não é de ninguém ligado à unidade de saúde que fica nos Estados Unidos, de acordo com o site Boatos.org. A informação também é cercada de dados não comprovados e erros de português, fora que as recomendações não constam da cartilha da OMS ou Ministério da Saúde. As recomendações de prevenção são as regras de etiqueta respiratória, e em caso de suspeita, procurar ajuda médica.

Para identificar a veracidade de notícias como as citadas aqui, e tantas outras sobre coronavírus ou outros assuntos relacionados à saúde, uma das dicas – conforme foi citado em um dos tópicos acima – é identificar dentro da informação dados não comprovados e erros de português. Se houver dificuldades, é só acessar o link da página Saúde sem Fake News, do Ministério da Saúde, ou a página do site Boatos.org.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.