Calor e férias convidam à sesta

Os espanhóis mantêm o hábito da “siesta” há gerações, mas apenas recentemente a medicina moderna está provando que dormir por um breve período depois do almoço traz benefícios para a saúde e aumenta a produtividade – além de ser uma delícia, é claro. Para quem vive correndo de um compromisso para o outro durante os demais dias do ano, as férias podem ser um bom momento para experimentar esse pequeno luxo de tirar um cochilo à tarde, livre de qualquer culpa.

Uma sesta de apenas 15 minutinhos já pode ser suficiente para recarregar as energias. Ela, porém, nunca deve ultrapassar duas horas, para não atrapalhar o sono da noite, nem deixar a pessoa com uma sensação de cansaço pelo resto do dia, alerta Leonardo Ierardi Goulart, neurofisiologista do Laboratório do Sono do Hospital Albert Einstein, de São Paulo.

“Muitas vezes, após uma soneca, ocorre um fenômeno denominado inércia do sono, que é quando, logo após acordada, algumas funções cerebrais da pessoa continuam num ritmo de sono. A pessoa fica mais dispersa”, explica Goulart. A inércia do sono é mais comum após cochilos longos.

Saiba mais sobre a sesta no verão nas páginas do jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.