Rio de Janeiro atinge Nível 1 do Plano de Contingência para o novo coronavírus

O estado do Rio de Janeiro anunciou na manhã de quinta-feira, dia 12, o primeiro caso de transmissão local do novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ),  com essa condição, o território fluminense passa para o nível 1 do Plano de Contingência, “que prevê a disponibilidade de 206 leitos exclusivos para tratamento de casos graves de pessoas infectadas em hospitais espalhados pelas diversas regiões, incluindo unidades municipais e federais, além da rede estadual”.

Um homem, de 72 anos, que mora na capital fluminense, foi infectado sem ter viajado para o exterior. A mulher dele, de 68 anos, também testou positivo para a doença. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, mesmo com o registro dos casos, não há motivo para pânico. “Este sãos os primeiros casos no estado de pacientes que não estiveram em países com transmissão comunitária. Como já havia alertado, estávamos esperando que isso acontecesse em breve”, alerta.

Com esses dois registros, ao todo, são 15 casos no estado do Rio, sendo 13 na capital. Os outros dois casos confirmados foram registrados em Niterói e Barra Mansa, com um caso cada. Segundo Edmar Santos, a crise mais intensa do coronavírus no Rio deverá acontecer entre duas e quatro semanas, e se estenderá por mais cinco meses até a chegada do inverno.

O Plano de Contingência foi elaborado e definido no mês passado pela SES-RJ para enfrentar uma possível epidemia de coronavírus no Estado do Rio com a intenção de sistematizar ações e procedimentos de responsabilidade da esfera estadual de governo. Os níveis de acionamento são organizados de acordo com parâmetros epidemiológicos, como números de casos e são classificados em:

– Nível Zero – Casos importados notificados ou confirmados.

– Nível 1 – Transmissão local de coronavírus no estado do Rio de Janeiro.

– Nível 2 – Transmissão comunitária, que ativará outros leitos para assistência de casos graves.

– Nível 3 – Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Saiba mais sobre o Plano do Contingência do estado clicando aqui.

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA MAIS UM CASO
O último balanço o Ministério da Saúde, publicado na tarde desta quinta-feira aponta que o Rio tem 16 casos do coronavírus, um a mais que o registrado anteriormente. É o segundo estado do país com o maior número de caso, perdendo apenas para São Paulo, que tem 42 casos. Ao todo, o país tem 77 casos confirmados.

Foto: Divulgação/SES-RJ

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.