Dona Eila será a nova atração do MAM
Quarta-feira que vem, dia 20, o Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende abre suas portas às 19 horas para o público em mais um vernissage. Dessa vez é Penedo em destaque com a exposição retrospectiva da artista finlandesa, Eila Ampula. A exposição marca também as comemorações pelos 63 anos de fundação do MAM. A diretora do museu, Vanda Perantoni foi feliz na escolha. Dona Eila ficou conhecida como criadora de tapeçarias, que a meu ver, formam uma marca regional fortíssima. Algo que identifica nossa região. Conheço gente no Rio que tem tapeçarias de dona Eila. É bater os olhos e associar a Penedo, aos finlandeses. E sabemos o quanto é frágil essa nossa identidade local. Mas a exposição não terá apenas a tapeçaria. Terá pinturas, desenhos, etc. Muito mais dessa artista vigorosa e que morreu há cinco anos. A exposição vai de 21 de março a 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min. O MAM fica na Rua Cunha Ferreira, 104,
no Centro Histórico.
De encher as medidas
Dia desses uma amiga, que está um pouco acima do peso, passou um por tremendo sufoco numa dessas lojas de shopping, de nome reluzente, que antigamente chamávamos de magazines. No provador, quente e apertado, ela teve dificuldades para encontrar uma calça com medidas proporcionais (afinal, os gordinhos não têm apenas, as cinturas amplas). Quando a medida da cintura era satisfatória, as pernas não entravam. Quando conseguia boas medidas para as pernas em termos de largura, as pernas da calça eram tão compridas que dariam para vestir uma girafa. A solução foi levar a ‘menos pior’ e buscar o ajuste (apertar a cintura, nova bainha, etc) com a costureira de sempre. E minha amiga não chega a ser uma obesa. Muito longe do padrão norte-americano, por exemplo. Embora esse padrão ianque esteja cada vez mais presente entre a gente. A mania de copiar os americanos é antiga e incômoda. Mas nem tudo é tão ruim. Vejam só: o prefeito de Nova York Michael Bloomberg está envolvido em uma cruzada, essa sim, digna de ser copiada, que é proibir a comilança de pipocas e guloseimas acompanhadas de refrigerantes, nos cinemas. A preocupação é justamente com a obesidade cada vez mais avassaladora naquele país. Seu projeto não foi aprovado, mas ele promete continuar tentando. Eu aplaudo e torço pra que ele vença. Quem sabe não copiamos essa? Minha amiga é determinada. Naquela noite jantou salada de alface com tomate. Vai fazendo a parte dela. E os magazines deveriam fazer a parte deles, dando mais atenção às medidas das brasileiras.
TRIPA
* Volta neste domingo, dia 17, depois de três meses de recesso, um dos maiores sucessos de eventos populares em Resende: a ‘Feira Sertaneja’. No mesmo horário, das 9h às 18h, no Parque de Exposições e com entrada franca. Neste domingo estarão instaladas no local 50 barracas de artesanato, 15 barracas de comida típica, 10 de produtores rurais e uma barraca beneficente, destinada ao Lions Clube * Os amigos Birigui e Elaine esperavam para ontem às 7 horas, a chegada da cegonha trazendo no bico a Annelise. Com certeza tudo deve ter dado certo. Parabéns à família * Resende recebe também neste domingo, uma etapa do Circuito Caixa Econômica de ‘Corridas de Rua’. É considerada a competição de corridas mais importante no país. O circuito será disputado em duas modalidades de provas: Corrida (5 km) e Caminhada (2 km). A largada será às 8h30, em frente ao Parque das Águas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da FARJ (www.atletismorio.com.br) ou direto na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, no horário das 9 às 16 horas * A simpática Gleisiane Pereira, que nos últimos três anos trabalhou na Prefeitura de Resende, acaba se mudar-se para o Rio. Acompanhou o marido, oficial do Exército, que foi transferido. Grande abraço. Vai deixar saudades nos muitos amigos que fez por aqui * Sábado fui assistir a mais uma edição do “Vinícius de Moraes…é demais”. Já vi mais de dez vezes, e ainda me emociono com algumas passagens do espetáculo. E continuo gostando, porque adoro o repertório musical e os poemas embutidos no show. Os cantantes desse sábado foram o Augusto Martins e a Ju Cassou. Os músicos foram, o sempre admirável Thiago Zaidan e dessa vez, o Nei Batera. Um baterista que caiu como uma luva no grupo. Um sábado por mês o espetáculo se repetirá até o fim do ano. Faz parte das comemorações do centenário de Vinícius de Moraes. Em abril tem mais.
ANIVERSÁRIOS
Na segunda-feira, dia 11, mudou de idade a jornalista Bianca Schvasrstman, da Rádio Agulhas Negras. Na terça, dia 12, um trio esperto inaugurou idade nova: o fotógrafo Wagner Alves, a amiga Jane Cardoso e a Cintia Carvalho. Na quarta, dia 13, dia do Papa, uma turma grande recebeu os ‘parabéns’: a minha amiga Adriana “Drica’ Reis, o botafoguense feliz, Rodrigo Monteiro, o Gilson Balbino o Ivanildo Rodrigues, a cantora Malu Rocha e o ‘Preto Velho’, Claudionor Rosa. Ontem, dia 14, o Paulinho Queiroz ficou mais experiente. Hoje, dia 15, aniversariam as amigas Elis Mara, Silvaninha Medeiros e a Fátima Santos, além do meu tutor de Estatística, o competente Roberto Leoni. Amanhã, dia 16 é a vez da grande figura, Wladimir Oliveira contar mais um ano de vida. No domingo, dia 17, mais um trio da pesada muda de idade: a Nelma Gutierrez, o Jorginho Trindade e o Marco Antonio (Merica). Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

