Resende e região realizam eleições para Conselho Tutelar

Conselho Tutelar de Resende funciona no bairro Vila Santa Cecília (Foto: Gleisiani Carvalho/PMR)

Municípios em todo o Brasil, incluindo Resende e Itatiaia, realizam nesta domingo, dia 6, eleições para escolher os novos conselheiros tutelares, de 8 às 17h, nas seções eleitorais indicadas pela Justiça Eleitoral.

Em Resende, entre os candidatos estão Nelson dos Reis Paulino, Maria Elena Rabelo e Paulinho Mazaropi, entre os mais conhecidos. Ao todo são 14 candidatos (confira a lista de candidatos e locais de votação do município).

Confira a lista dos candidatos e locais de votação dos demais municípios abaixo.

Itatiaia

Quatis

Porto Real

Todos os eleitores podem participar e escolher os representantes de sua cidade. Para votar, deverá levar obrigatoriamente o título eleitoral e um documento de identidade. O eleitor só poderá votar nos candidatos do seu domicílio eleitoral.

O voto é secreto, facultativo e será feito através de cédulas impressas. A única exceção na região é Volta Redonda, única cidade da região com mais de 200 mil eleitores, onde serão utilizadas urnas eletrônicas. O Ministério Público Estadual fará a fiscalização de todo o processo.

A seleção dos candidatos começou em abril. Eles tiveram que passar por uma prova escrita, além de comprovar experiência em trabalhos com crianças e adolescentes.

Para ser conselheiro tutelar é necessário ter 21 anos completos ou mais, morar na cidade onde se localiza o Conselho Tutelar e ser de reconhecida idoneidade moral. Outros requisitos podem e devem ser elaborados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O processo de escolha do conselheiro tutelar deverá selecionar pessoas com um perfil adequado ao desenvolvimento da função, ou seja, alguém com disposição para o trabalho, aptidão para a causa pública, e que já tenha trabalhado com crianças e adolescentes.

Ao todo, serão escolhidos cinco membros e seus suplentes. O período de atuação dos conselheiros eleitos será de 2020 a 2024.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.