Nesta segunda-feira, dia 20, órgãos públicos trabalham para amenizar os estragos provocados pela forte chuva que caíram entre o sábado, dia 18, e domingo, dia 19, em Barra Mansa. Segundo estimativa da Prefeitura de Barra Mansa, 400 pessoas ficaram desabrigadas e outras mil estão desalojadas. A Defesa Civil local informou que choveu 136mm, mais do que o esperado segundo as previsões iniciais, que estimavam um volume entre 60 e 100mm. Com isso, o Paraíba do Sul e os três rios afluentes do município (Barra Mansa, Bananal e Bocaina) transbordaram.
O transbordamento dos rios fez com que uma família ficasse ilhada em sua residência na localidade da Fazendinha (na Bocaininha), na manhã de domingo, sendo necessário o resgate de 11 pessoas pelo Corpo de Bombeiros, que ficaram desabrigadas e foram para a casa de parentes. Ainda no domingo, o retorno do km 275 da Rodovia Presidente Dutra chegou a ficar alagado e precisou ser interditado durante toda a manhã (foto).
A chuva provocou também a interdição da Estrada Governador Chagas Freitas, alterando o trajeto das linhas de ônibus que atendem aos bairros Santa Maria II, Rialto, Colônia Santo Antônio, Perimetral e Vila Ursulino, onde o trânsito teve que ser desviado para a Rodovia Presidente Dutra, e também devido às condições da ponte situada na localidade pelas Defesas Civil municipal e estadual, de acordo com a Secretaria de Ordem Pública. Guardas municipais seguem neste momento auxiliando na orientação dos motoristas que trafegam pelo local.
No momento, equipes da Defesa Civil seguem com a realização de vistorias nos imóveis das áreas mais afetadas pela chuva, visando verificar a necessidade de interdição ou não. Os níveis dos rios, de acordo com o órgão, já estão próximo do normal.
Foto: Reprodução/Secretaria de Obras de Barra Mansa


