Morre uma das criadoras da Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda

Irmã Elizabeth (ao lado da foto de Zilda Arns) foi uma das responsáveis pela implantação da Pastoral da Criança na Diocese

Está sendo velado nesta quinta-feira, dia 28, na Capela Mortuária do Aterrado, em Volta Redonda, e a partir das 16h30, na Igreja São João Batista, em Arrozal (distrito de Piraí), o corpo da irmã Elizabeth Alves. Ela morreu na madrugada desta quinta-feira, em decorrência de insuficiência cardíaca, em Volta Redonda.

Irmã Elizabeth tinha 80 anos. Natural da cidade do Rio de Janeiro, veio para a região e iniciou seus trabalhos em Volta Redonda, na comunidade São Geraldo. Depois de 17 anos foi para Quatis, ainda como distrito de Barra Mansa, onde participou de grandes conquistas junto com o povo, como a emancipação da cidade.

Depois de 10 anos trabalhando na cidade, em 1993, a convite do então bispo diocesano, dom Waldyr Calheiros, iniciou a implantação da Pastoral da Criança na diocese, acompanhada de irmã Terezinha. A assistência teve início em Arrozal, com a pesagem e acompanhamento das crianças e em dois anos, em a toda Diocese, acompanhavam quarenta mil crianças.

Em Arrozal, foi figura importante na posse de áreas para construção de moradias para os mais necessitados. Mas com o passar do tempo, as duas religiosas tiveram a ideia de criar a Casa da Criança e do Adolescente, em 1996.

– À frente do trabalho, irmã Elizabeth enfrentou difíceis casos de violência contra as crianças, mobilizou Igreja, poder público e a sociedade civil no atendimento de milhares de crianças em situação de vulnerabilidade. A diocese torna público todo o seu agradecimento pelo trabalho incansável da irmã Elizabeth que sempre demonstrou explicitamente sua preferência pelos pequenos, pobres e perseguidos, seguindo assim os ensinamentos do próprio Jesus” – disse dom Francisco Biasin, administrador apostólico da diocese.

De acordo com a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, na sexta-feira, dia 29, acontece às 7 horas a Missa de corpo presente, e o sepultamento de irmã Elizabeth está previsto para as 8 horas, no Cemitério Municipal de Arrozal.

Foto: Divulgação

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.