Em tempos de Covid-19, hemonúcleos da região precisam de doações de sangue

Mesmo com a suspensão das campanhas em virtude da pandemia do novo coronavírus, os hemonúcleos da região seguem necessitando de doações de sangue. Tanto nos hemonúcleos de Resende quanto no de Barra Mansa, os estoques de sangue seguem críticos. No site da Prefeitura de Resende, uma ilustração da página (na foto),  que foi atualizada pela última vez na segunda-feira, dia 16, mostra que o Hemonúcleo local precisa de todos os tipos de sangue.

Em Barra Mansa, as doações de sangue voluntárias tiveram queda em torno de 60% e que a unidade tem bolsas de sangue suficientes para atender as demandas dos próximos sete dias. O coordenador do órgão, Sérgio Murilo Conti, destacou que o Hemonúcleo suspendeu as campanhas de doação para evitar a aglomeração de pessoas, mas continua realizando a coleta de sangue dos doadores voluntários de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 h. “Estamos solicitando às pessoas que façam a doação e na sequência retornem às suas casas”.

Para doar é necessário estar alimentado, ter entre 16 e 55 anos e pesar acima de 50kg. É necessário apresentar documento oficial com foto. Além disso, os voluntários devem ter dormido pelo menos seis horas antes da coleta. Exercício físico e álcool são proibidos nas 12 horas anteriores. Fumantes devem evitar o cigarro até duas horas antes da doação. É recomendável ainda que o voluntário não tenha feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva no período de 12 meses.

As doações estão sendo realizados com algumas alterações especiais devido ao coronavírus. Doadores de sangue que apresentam quadro viral ou gripal só podem doar sangue sete dias após a sua completa recuperação de saúde; Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos confirmados de infecções pelo vírus estão inaptos a doação pelo período de 30 dias após a sua recuperação. O mesmo procedimento vale para quem manteve contato, nos últimos 30 dias, com pacientes com diagnostico clínico e/ou laboratorial ou infecção pelo Covid-19. Também doadores que tiveram diagnóstico positivo para doença estão inaptos apara a doação de sangue por 90 dias após a sua plena recuperação.

Para aqueles que estiverem aptos a doar, o Hemonúcleo estará atento para a manutenção do local de triagem, coleta e lanche devidamente higienizado. Além disso, foi disponibilizado álcool gel, água e sabão na recepção do local e em todo o trajeto dos candidatos a doação. E o ambiente, embora climatizado, está passando constantemente pelo processo de renovação do ar. Mas os candidatos a doação estão sendo orientados a manter distância mínima de outras pessoas, de pelo menos um metro, e a evitar apertos de mãos e abraços;

Além disso, os doadores são orientados para que entrem em contato e informem o Hemonúcleo caso surjam sintomas de coronavírus após a doação, através do telefone (24) 3323-1918. Ainda assim, Sergio Murilo conclui, alertando que não foi evidenciado cientificamente risco de transmissão de coronavírus através de doação e transfusão de sangue.

No Hemonúcleo de Resende, a doação de sangue pode ser realizada de segunda a sexta, de 8 às 11h. Para doar, basta comparecer ao Hemonúcleo munido de documento oficial com foto. Além disso, o voluntário não pode estar em jejum, deve apresentar bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 kg. No caso de jovens de 16 e 17 anos, a doação só poderá ser feita mediante a autorização de um responsável. A autorização pode ser acessada aqui e impressa, devendo ser preenchida e levada no dia da doação. Já no caso dos doadores com mais de 60 anos, é necessário que esta não seja sua primeira doação.

Foto: Reprodução

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.