Fake news não perdoam nem nas previsões do tempo!

Ainda atormentados pela tragédia que fez duas vítimas fatais em um ônibus, cariocas (e moradores de outras cidades) são vítimas de fake news espalhadas pela internet (Foto: Reprodução/TV Globo)

A semana mal começou, e os institutos de meteorologia têm sido praticamente unânimes. Os prognósticos apontam uma virada de tempo para esta quarta-feira, dia 13, em todo o estado do Rio de Janeiro.

É fato que o serviço de meteorologia do Centro de Operações Rio, da capital fluminense, atualizou as informações por volta das 16h45 desta terça-feira, dia 12. O último boletim aponta que a partir do fim da tarde “a possibilidade de pancadas de chuva forte em curtos períodos de tempo e em pontos isolados, por conta do calor e da umidade”.

Na quarta-feira, o tempo muda com a passagem de uma frente fria. Há previsão de pancadas de chuva forte a muito forte, acompanhadas de rajadas de vento forte e raios, a qualquer hora do dia. Ainda segundo o serviço, o alerta começa a valer a partir da próxima madrugada e se estende até o início da noite.

Já na quinta-feira, dia 14, a chuva fica moderada, passando a fraca ao longo do dia, mas com rajadas de vento moderado a forte em toda a cidade do Rio de Janeiro. Os acumulados de chuva podem ficar acima de 80mm neste período.

A previsão, apesar de ser válida para a cidade do Rio de Janeiro, também pode se repetir em outras regiões do estado, incluindo a Região das Agulhas Negras. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê que Resende e Quatis, por exemplo, também deverão ficar alertas para tempo severo (possibilidade de chuva e vento fortes, além de raios).

Porém, ainda que as previsões realmente apontem para essa mudança de tempo (em Resende, o fim de tarde e início da noite de terça foi marcado por pancada de chuva), as redes sociais têm se aproveitado para vender suas fake news.

Duas dessas notícias falsas invadiram as redes sociais nesta terça.  Uma delas se trata de um vídeo que está circulando no YouTube. Nele, a pessoa fala sobre a possibilidade de um forte temporal, semelhante ao que atingiu a capital fluminense na quarta-feira da semana passada, dia 6, deixando sete pessoas mortas. No vídeo, o dono do canal – com base em um site com prognósticos, o Ventusky – diz que a tempestade poderia vir ainda nesta terça.

– Estou passando aqui pra dar uma amostra pra vocês o que vai ser hoje, a partir das 19 horas em relação ao clima e ao tempo na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. (…) Vocês veem (mostrando o vídeo do prognóstico das 22 horas) que vai piorar a situação e o ápice dessa tempestade que esta chegando vai ser 1 hora da manhã. E aí todo mundo dormindo, vai estar esse quadro aí (…) – informa o dono, que pediu para que todos se precavessem a partir das 19 horas desta terça.

No entanto, um site conhecido, após entrevistar meteorologistas profissionais, apontou que o vídeo não passa de uma fake news, já que uma especialista diz que a pessoa que fala no vídeo não tem noção do que diz quando cita que a imagem é de satélite. Segundo ela, o aplicativo não usa imagem de satélite, e sim uma projeção feita por computador por um modelo matemático de previsão do tempo que faz cálculos.

Outro fake, que passa menos despercebido, é um boletim da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha voltado à imprensa, que está sendo compartilhado como se fosse uma previsão do tempo.

O jornal BEIRA-RIO apurou a informação, e constatou que na verdade trata-se de um aviso de ressaca para o litoral dos estados do Rio, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, entre a noite de terça-feira e a manhã de quinta-feira, podendo registrar ondas de até três metros em decorrência da entrada da frente fria e dos ventos que podem chegar a 60 km/h, mas não cita em momento nenhum previsão de chuva forte.

O jornal entrou em contato com a Assessoria de Comunicação Social e Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, que informou que a previsão de ressaca para o litoral das regiões Sul e Sudeste está mantida, mas que houve uma distorção das informações, uma vez que as mesmas não se referem à previsão de chuva forte e são mais voltadas para os profissionais da área da navegação e/ou que dependem das condições do mar.

Em nota, a diretoria ainda destacou que a área de atuação do Serviço Meteorológico Marinho (SMM) é a Meteorologia Marítima. “Assim, emitimos avisos de mau tempo referentes a ventos, ondas e nevoeiros. Divulgamos uma nota à imprensa ontem (segunda-feira, dia 11), que continua em vigor, para os estados de SC, PR, SP e RJ, conforme anexo”, conclui a nota.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.