Parecer aprova com ressalva projeto de obra da Igreja Matriz de Barra Mansa

Painel virou entrave para reforma que Matrz pretende promover

A Comissão Temática Temporária, criada pelo Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa para analisar o projeto da reforma do altar da Igreja Matriz de São Sebastião, em parecer final apresentado à imprensa, visitantes e representantes da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, aprovou a obra com ressalva. A reunião extraordinária aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 24, em reunião foi realizada no Palácio Barão de Guapy, no Centro. Segundo o parecer (que pode ser lido na íntegra clicando aqui), o projeto terá “que garantir que o painel poderá ser contemplado no futuro”.

No parecer, que foi entregue à Mitra Diocesana e ao Ministério Público Estadual, a Comissão relatou não ter encontrado grandes empecilhos técnicos, jurídicos e histórico-culturais para a realização das obras referenciadas e ainda recomendou, o registro fotográfico e técnico do interior da igreja, especialmente do painel. O material deve ser publicado com a pesquisa histórica elaborada pelo Conselho, sobre as intervenções que a igreja sofreu, para que seja disponibilizada em acervo das bibliotecas e órgãos de preservação e proteção do patrimônio da cidade e do Estado. O presidente do Conselho, Marcelo Bravo, destacou o parecer.

– Tivemos a oportunidade de esclarecer a diferença entre um bem considerado patrimônio cultural e um bem tombado. Os procedimentos para o tombamento evidenciam minuciosamente todos os elementos a serem preservados em quaisquer possíveis intervenções. Uma característica do barra-mansense é a cultura da recaracterizacão, ou seja as unidades monumentos recebem novas características, não necessariamente são descaracterizadas como vem sendo dito – disse o presidente na abertura da reunião.

A Comissão Temática Temporária foi instituída pelo Conselho em reunião ordinária realizada no Palácio Barão de Guapy, no dia 30 de novembro de 2018, quando foi apresentado ao órgão o projeto proposto pela Mitra Diocesana.

Fiéis contrários à retirada de painel deram um abraço simbólico em frente a Igreja Matriz

Esta foi a última etapa dos trabalhos realizados pela comissão. Segundo o parecer, os trabalhos foram organizados em três aspectos (legais, culturais e técnicos), onde foi verificada a necessidade de aprofundamento, por meio de pesquisas sobre toda a legislação concernente ao tema, bem como o impacto na comunidade local, e também em relação ao detalhamento técnico de execução da obra.

Em seguida, a comissão se reuniu três vezes, realizou uma visita técnica no local da obra e ainda promoveu uma audiência pública em 19 de dezembro, que contou com a participação de parte da população, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Barra Mansa. Na ocasião, os membros da comissão ouviram a população para a obtenção de dados sobre aspectos identidade e cultura da Matriz.

Ainda assim, a decisão não agradou a todos. O motorista Anderson Nunes, que esteve presente na audiência, lamentou o parecer do conselho.

– Acho que a Comissão deveria ter enfatizado a manutenção do atual painel da Matriz, proibindo a construção de um novo. Na verdade a decisão tomada foi a mais confusa e covarde possível, eles não tiveram coragem de assumir uma posição – completa.

Fotos: Arquivo

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.