Cemitério Municipal de Resende está pronto para o Dia de Finados

Nesta sexta-feira, dia 2, Dia de Finados, os municípios da região estão prontos para receber visitas nos cemitérios. Em Resende, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos informou que foram encerrados na tarde desta quarta-feira, dia 31, os trabalhos de preparação do Cemitério Municipal Senhor dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passos, para a data. Serviços de limpeza, capina e retirada de entulho foram realizadas por uma equipe de nove funcionários, que fizeram também a pintura do meio-fio e de vagas de estacionamento na área externa. Os portões do Cemitério serão abertos às 6h e se fecharão às 17h.

Segundo a direção do cemitério, dois cultos serão realizados no local pela Igreja Peniel no Dia de Finados. O primeiro deles acontecerá às 9h e o segundo às 15h. Além disso, membros da igreja também estarão no local durante todo o dia fazendo a distribuição de folhetos e oferecendo palavras de conforto aos visitantes.

Segundo o comando da Guarda Municipal, uma equipe formada por oito agentes estará de plantão nas imediações do Cemitério Municipal Senhor dos Passos durante todo o Dia de Finados. Além de orientar motoristas e pedestres, e evitar estacionamentos irregulares, os guardas também vão coibir a ação de “flanelinhas”. Já a Divisão de Fiscalização de Posturas destinará para o local quatro fiscais que trabalharão nas imediações do cemitério durante todo o dia.

FINADOS CULTURAL
A exposição Finados Cultural, tradicional no município, também poderá ser visitada durante todo o dia. Realizada pelo Arquivo Histórico do Município, na capela localizada no interior do cemitério, é composta por fotografias e textos, e conta como eram feitos os sepultamentos no município no início do século XIX, mostrando os sepultamentos de ricos e pobres, índios e escravos, além de relembrar a morte de personalidades, como a do ex-presidente Juscelino Kubitschek, morto um acidente de trânsito na Rodovia Presidente Dutra, perto do distrito de Engenheiro Passos, em agosto de 1976.

O objetivo da iniciativa, segundo o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Claudionor Rosa, é utilizar o Dia de Finados para contar um pouco da história do município, além de relembrar curiosidades do Cemitério Municipal Senhor dos Passos. A mostra foi aberta nesta quinta-feira, dia 1º, e vai até o dia do feriado, das 9 às 17h

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.