Começa a Campanha de Vacinação contra o sarampo em Resende

Depois que Itatiaia anunciou as datas para a Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, Resende também divulgou seu calendário para a campanha, que também começa nesta segunda-feira, dia 6. A ação se estenderá até o dia 31, e vai vacinar crianças com idades entre um e cinco anos incompletos, inclusive aquelas que já tomaram a primeira dose da vacina.

Este ano, a preocupação com a vacinação ainda é maior em todo o Brasil, já que recentemente o sarampo voltou a preocupar as autoridades de saúde pública, após registros de casos da doença nos estados do Amazonas e Roraima.

Segundo o Centro Municipal de Imunização, a vacina é aplicada nas crianças em duas doses, sendo a primeira aos 12 meses de idade e a segunda entre 15 e 24 meses. No entanto, devido ao surto registrado em alguns estados brasileiros e aos sete casos confirmados da doença no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um alerta para que os responsáveis levem as crianças na faixa etária indicada para a vacina a qualquer Posto de Saúde do município, das 8 às 17 horas, onde a dose será disponibilizada.

A meta da campanha no município é vacinar 95% do público alvo, com prioridade para as crianças. Casos registrados da doença no Brasil mostram que as vítimas, em sua maioria, não concluíram as doses da vacina. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o sarampo ainda é responsável pela morte de aproximadamente 400 crianças por dia no mundo.

A enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula, reforça a importância da vacinação. “Pela fragilidade das crianças, é muito importante que a vacina seja aplicada nesta idade. E a responsabilidade sobre esta decisão é inteiramente dos pais, que precisam se conscientizar e levar seus filhos para serem imunizados. Infelizmente, sabemos que a decisão de não seguir o calendário normal de vacinação é o principal fator de surgimento da doença”, explica.

Além da realização da campanha em todos os dias, haverá também um dia D de vacinação das crianças no dia 18 de agosto. Ainda conforme o calendário nacional, a vacina também pode ser aplicada em adultos que não foram imunizados na infância, mas o foco da campanha é imunizar as crianças e prevenir que a doença se prolifere nessa faixa etária.

A enfermeira alerta que, no caso dos adultos, as gestantes e imunodeprimidos, ou seja, pessoas que não possuem reações imunitárias normais, não podem ser vacinadas. Já no caso das pessoas com mais de 49 anos também não há necessidade de imunização, assim como aqueles que já tomaram as duas doses.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, extremamente contagiosa, que pode evoluir com complicações e morte. Eliminada das Américas em 2016, mantém-se como um problema de saúde pública, principalmente na Europa e na Ásia onde ainda é endêmica e causa de frequentes surtos. O vírus do sarampo pode ser transmitido por meio de secreções do nariz e da boca, expelidas pelo portador através da tosse, da respiração ou da fala.

Os principais sintomas da doença são: febre alta (maior que 38,5°C), exantema máculo-papular generalizado (erupções cutâneas), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal). As erupções cutâneas ocorrem, geralmente, 14 dias após a exposição ao vírus, e o contágio de quatro dias antes a até quatro dias após o aparecimento das lesões cutâneas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os casos suspeitos da doença devem ser comunicados ao médico, que avaliará o paciente e fará a notificação imediata do caso.

Além do sarampo, as autoridades do país também estão em alerta com a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, uma vez que a doença também registrou alguns casos na Venezuela, país que faz fronteira com os estados de Amazonas e Roraima.

Foto: Jenny Faulstich/PMR

Fonte: Assessoria de Comunicação (PMR)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.