Itatiaia começa a vacinar contra Polio e Sarampo na próxima segunda

Na próxima segunda-feira, dia 6, Itatiaia começa a vacinar crianças de 1 a 5 anos contra o Sarampo e a Polio, conhecida como Paralisia Infantil. O município seguirá o calendário definido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a Campanha de Vacinação, cuja ação será realizada até o dia 31 de agosto, com a mobilização nacional (Dia D) sendo realizada em um sábado, dia 18 de agosto.

– A vacina é a única forma de prevenir contra o Sarampo, por isso a campanha será feita indiscriminadamente dentro da faixa etária prioritária, ou seja, mesmo as crianças que já receberam as duas doses devem ser imunizadas. Todos os nossos postos estarão vacinando durante a campanha, porém, o esquema básico de vacinação seguirá normalmente e é importante que os pais levem as crianças para vacinar – explicou a coordenadora do Setor de Imunização, Andrea Millen.

A coordenadora informa, no entanto, que não há necessidade para alarme entre a população. “Não é motivo para pânico, pois não temos casos na cidade e nos últimos três anos alcançamos a meta de 95%. Em 2008, nós vacinamos contra Rubéola todos os homens e mulheres de 11 a 49 e essa dose a mais era dupla viral, então contemplava Sarampo também. Na ocasião, ultrapassamos a meta. Nossa população está devidamente imunizada e nesta campanha somente as crianças serão vacinadas nesta campanha”, destacou.

Segundo informações da SES, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação. A meta do Programa Nacional de Imunização é 95% de cobertura vacinal, e conforme citado pela coordenadora, nos últimos três anos Itatiaia atingiu a meta estipulada e não há casos da doença na cidade.

Para receber a vacina, o morador responsável pela criança precisa comparecer a unidade de saúde do bairro mais próximo e apresentar o cartão de vacinação. As doses da vacina estão disponíveis das 8 às 16h na Policlínica Municipal, no Centro, e nas unidades de saúde dos bairros Vila Magnólia, Vila Flórida, Vila Esperança, Campo Alegre I e II, Penedo, Maromba e Marechal Jardim.

SARAMPO E POLIOMIELITE
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus e pode levar a morte se não tratada. Os sintomas iniciais são febre, tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, podendo causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. A única forma de prevenção é a vacina. Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Foto: Divulgação/PMI

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação (PMI)

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.