Acupuntura, auriculoterapia e exercícios funcionais no mesmo espaço? Isso é possível!

Maria Cristina, sobre o acupunturista: “o aprendizado sobre a medicina chinesa tem que continuar para o resto da vida”

Quem é que nunca pensou na possibilidade de ao mesmo tempo tratar algum problema de saúde com métodos como acupuntura e poder fazer exercícios funcionais? Pois é, isso já é realidade na Ponto Integrado e na Body Training Studio, uma parceria existente há dois anos no ramo da saúde em Resende.

Tudo começou no ano de 2015, quando a acupunturista e especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Maria Cristina Fernandes Palermo, e o personal trainer Leandro Vieira de Oliveira decidiram abrir juntos no mesmo pavimento de um prédio em Campos Elíseos um estúdio para treinamento, preparação física e prática de artes marciais voltadas a qualidade de vida e de um consultório para o atendimento nas áreas de nutrição e terapias da medicina chinesa, que não se restringe a acupuntura.

Maria Cristina defende que a terapia milenar, famosa pelo uso de agulhas em pontos estratégicos do corpo para o tratamento de doenças e outros problemas de saúde, não é devidamente valorizada no Brasil. Isso fez com que ela tivesse que buscar a realização de cursos de especialização na área e de uma prova de nivelação do conhecimento realizada em todo o mundo, organizada pela World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies (WPAS).

– Como aqui no país não existe uma associação, a prova é uma forma de legalizar o exercício da prática das terapias da medicina chinesa – acrescenta Cristina, que foi aprovada no ano passado e recebeu o título de Doctor Acupuncture da WPAS.

Em seu consultório, a acupunturista não apenas trabalha com a acupuntura, como também com a auriculoterapia (feita através de colocação de agulhas ou esferas magnéticas em alguns pontos de uma das orelhas), e a moxabustão (feita com a combustão da ervas Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris). As sessões duram em média de 40 minutos a uma hora e o atendimento é individualizado, pois existe uma espécie de anamnese (estudo de cada paciente para determinar o tipo de tratamento), em um ambiente adequado e higiênico.

– Na medicina alopata, o tratamento é feito com o combate a doença, na medicina chinesa ela é feita com base no paciente. Isso, não significa, no entanto, que as duas medicinas não possam trabalhar juntas na saúde e no bem-estar do paciente.

Perguntada sobre o trabalho integrado com outros profissionais que atuam juntos, ela explica que em alguns casos os pacientes também são encaminhados para uma nutricionista, que atende aos sábados no mesmo espaço, ou para o personal trainer Leandro. “Em alguns casos, o paciente não é tratado apenas aqui no consultório. Ele é encaminhado ao estúdio para a realização de exercícios físicos, como um alongamento por exemplo. Ou então para a nutricionista”.

E seguindo esse conceito de atendimento especializado, a Body Training Studio oferece aos pacientes encaminhados pela profissional o treinamento funcional, além de yoga e modalidades esportivas de lutas marciais e capoeira.

– Nós investimos nesse conceito de forma que trabalhamos com turmas que tenham um número limitado de alunos, exatamente para que possamos oferecer o melhor para cada um deles – revela o personal trainer, que oferece tanto serviços de aulas particulares quanto coletivas.

Integração a saúde física, mental e espiritual são os objetivos do trabalho do personal trainer Leandro

Leandro destaca a diferença da Body Training Studio para outros locais de treinamento. “Nosso trabalho gira em torno de um único princípio, a qualidade de vida. Nosso objetivo é trazer, através das atividades físicas e esporte uma atividade de lazer que acarrete em prazer, bem-estar, conhecimento corporal e também nutricional, além de acupunturista, já que trabalhamos com os profissionais do Ponto Integrado. Acreditamos no trabalho como um todo, integrando atividade física, nutrição e equilíbrio energético”, completa.

Uma das pacientes atendidas é a empresária Isabel Bevilacqua, que começou a fazer sessões de acupuntura este ano. “Hoje estou na segunda das 10 sessões de acupuntura aqui no consultório, e já consigo ver resultados. Sofro muito de dores na coluna, gastrite, asma e bronquite e melhorei nos últimos meses. Até o nervosismo passou, e minhas horas de sono ficaram melhores”, cita a paciente.

Na Body Training Studio, as aulas acontecem de segunda a sexta, das 7 às 22h, e aos sábados, das 8 às 12h. E na Ponto Integrado, a acupuntura e outras terapias acontecem de segunda a sexta das 8 às 20h. Já a nutrição é oferecida aos sábados.

A Ponto Integrado e a Body Training Studio funcionam no mesmo prédio, que fica na Rua Nicolau Rizzo, 65, no bairro Campos Elíseos, em Resende. O telefone para contato é (24) 3355-1633. O trabalho dos profissionais também pode ser conferido através da página do Ponto Integrado nas redes sociais.

Patrocinado

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.