Termina nesta quarta prazo para transferir, atualizar ou emitir título de eleitor

Termina nesta quarta-feira, dia 9, o prazo para transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral para as eleições de 2018. Neste ano, a votação será para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Entre as novidades deste ano, uma delas é que o eleitor também terá acesso a uma via digital do título eleitoral por meio de um aplicativo lançado pela Justiça Eleitoral. O aplicativo está disponível para os aparelhos Android e iOS. É possível ver a seção e a zona eleitoral do eleitor, bem como a situação biométrica (se a biometria foi coletada ou não), a situação eleitoral (se está regular ou não) e a quitação eleitoral (se está quite ou não).

O e-Título pode substituir o documento oficial com foto, desde que o aplicativo mostra a foto do eleitor e quando a coleta da biometria já foi realizada. Para acessar, o eleitor precisa informar o nome completo, a data de nascimento, o número do título de eleitor e o nome dos pais

Outra novidade é o uso do nome social de pessoa transgênero. A partir deste ano, o título eleitoral trará apenas o nome social com o qual ela se identifica, e não terá o nome da certidão de nascimento. O prazo para que pessoas trans peçam a mudança no documento no cartório eleitoral da cidade termina também nesta quarta-feira. Segundo o TSE, pelo menos 1,4 mil transexuais e travestis pediram o registro de nome social.

Neste ano, a biometria será obrigatória em cerca de 2,8 mil cidades de todos os estados. Nesses municípios, os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico devem ter o título de eleitor cancelado. No estado do Rio de Janeiro, apenas três municípios realizam este cadastramento, nenhum deles no Sul Fluminense. Resende já realiza esse tipo de cadastramento, de forma não obrigatória.

Nos demais casos, o prazo também é válido para o eleitor que completa 18 anos até o dia 7 de outubro, dia do primeiro turno, e também para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Para transferir o título, o eleitor deverá residir no novo município há pelo menos três meses. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições e teve título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

O voto é obrigatório no Brasil para eleitores dos 18 aos 70 anos. Já para jovens dos 16 aos 17 anos e idosos acima dos 70, além de analfabetos, o voto é facultativo.

Eleitores de quase toda a Região das Agulhas Negras deverão procurar o cartório eleitoral, que fica no Antigo Fórum de Resende, na Praça da Concórdia, 95, no Centro de Resende, até às 19 horas desta quarta-feira. Os telefones de contato são (24) 3355-2421 (198ª Zona Eleitoral) e (24) 3354-5780 (31ª Zona Eleitoral). Outras conformações também podem ser conferidas pelo site do TRE-RJ.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.