Vai ter Brega no próximo carnaval!

O carnaval do próximo ano será comemorado no início do mês de fevereiro. Mas os integrantes do Bloco Recreativo de Embalo da Grande Alegria, mais conhecido como o Brega (o apelido tem origem na sigla do bloco), comemorou seu terceiro ano de fundação com uma nova diretoria e com os ensaios e preparativos a todo vapor. “Fundamos nossa agremiação em 27 de setembro de 2014, mas somente agora estamos conseguindo trabalhar, já que chamei este ano alguns amigos para fazerem parte da diretoria. Quando fundamos o bloco, ninguém se interessava em participar”, conta o presidente do bloco, Gilson Paulino.

O bloco foi fundado para garantir uma opção de diversão aos moradores da Cidade Alegria e bairros próximos. “Sempre tivemos a oportunidade de tocar em blocos e escolas de samba na região, e como temos fiilhos e sobrinhos, decidimos reviver o carnaval, trazer algo para os jovens fazer, oferecer alguma atividade para eles, pois eles estão sem diversão. E futuramente pretendemos trazer várias atividades sociorecreativas”.

Segundo o presidente, a ideia do Brega é estruturar o bloco, em especial com a bateria, e depois trabalhar com outros projetos e correr atrás de patrocínios, ter dinheiro em caixa. “Queremos fazer uma escolinha voltada para ensinar a tocar instrumentos de carnaval”, adiantou o presidente.

O Brega, como a maioria das agremiações carnavalescas, luta com dificuldades par pagar as despesas com a manutenção dos instrumentos. “Todos os nossos recursos provêm do nosso bolso, mas um de nossos amigos trabalha em uma das fábricas, e está conversando com a empresa pra tentar algum apoio para a gente. Por isso, estamos divulgando os nossos preparativos e estamos em busca de ajuda para ao menos consertarmos os nossos instrumentos, fazermos as nossas camisas e conseguirmos pagar o aluguel da sonorização”. Além desses recursos, o apadrinhamento com as escolas de samba cariocas e a feijoada são apontadas pelo bloco como possíveis opções para arrecadar recursos.

Questionado se existe a possibilidade do carnaval ser realizado no próximo ano, o presidente antecipa que algumas reuniões estão sendo realizadas junto à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. “Ainda estamos negociando para o próximo ano, paralelo a isso, estamos nos antecipando com os ensaios às quartas-feiras, às 19 horas (com encerramento às 21h, respeitando a Lei do Silêncio), e aos domingos, às 15 horas. Nossa agenda é sincronizada com a da igreja (Nossa Senhora da Paz, vizinha à sede do bloco, na Cidade Alegria), com isso os nossos ensaios nunca coincidem com os horários das missas”, diz Gilson.

Por incrível que pareça, a relação entre a igreja e o bloco é harmoniosa. “O padre Rafael (Ferreira, pároco das igrejas existentes na região), inclusive nos chamou para uma apresentação para um evento promovido pelo grupo da Terceira Idade da Igreja Nossa Senhora da Paz”, acrescenta.

A bateria do bloco reúne integrantes com idades entre 5 e 65 anos, e apesar das dificuldades em garantir instrumentos para todos os interessados em participar, tem aceito a inclusão de novos ritmistas. E esse número tende a aumentar com a proximidade do carnaval. “Quanto mais ensaios fazemos, mais pessoas estão chegando. A gente tem feito os ensaios aqui em frente a minha casa (onde fica a sede do bloco), quando não é possível fazemos em outra avenida próxima”, relata o diretor de patrimônio do Brega, Carlos Eduardo de Souza.

Segundo os diretores do bloco, a intenção do Brega é se apresentar no próximo pré-carnaval, ao lado de outros blocos como Crustáceos da Manguaça, Kibeleza e Vai-Quem-Quer do Ipiranga, e também no carnaval, caso a festa seja confirmada pela Prefeitura de Resende. “Os integrantes dos blocos de pré-carnaval (alguns deles) sempre pedem para que a gente leve a nossa bateria para tocar na apresentação deles”, conclui Gilson.

CONHEÇA O BREGA:
Nome: Bloco Recreativo de Embalo da Grande Alegria
Fundação: 27 de setembro de 2014
Fundador/Presidente: Gilson Paulino
Vice: Carlos Eduardo Fidelix
Diretor Geral: Diego Aguiar
Diretores de Patrimônio: Carlos Eduardo e Marcelo Oswaldo
Primeira Secretária: Hermínia Knapp
Segunda Secretária: Alessandra Fidelix
Diretores de Evento e Cultura: Alexandre e Irá Cristina
Tesoureiro: Ailton Fidelix
Conselheiro: Arnaldo Santos
Mestre e Diretor de Bateria: Claudemir de Souza (Bismark)

Fotos: Divulgação

FotoSalvar

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.