Temporal provoca alagamentos e causa estragos em Resende

Na Cidade Alegria, área no entorno da UPA ficou alagada (Fotos: Reprodução/Redes Sociais)

No final da tarde deste sábado, dia 9, um temporal provocou alagamentos e outros estragos em diferentes bairros de Resende. As redes sociais ficaram bastante movimentadas nas últimas horas após o registro de uma forte chuva no município, e as fotos mostram que os bairros mais afetados integram a Grande Alegria e a região do Acesso Oeste.

Algumas dessas fotos apareceram no perfil do Monitoramento Climático Fluminense. A página da equipe, que tem como objetivo “levar informação meteorológica de qualidade e fácil compreensão para toda a população Fluminense”, de tudo que acontece no clima e tempo no estado do Rio, no Brasil e no Mundo, mostra em sua postagem as imagens das ruas da Cidade Alegria e de bairros do Acesso Oeste, que ficaram alagadas após o transbordamento de um córrego na região.

As fotos mostram moradores passando em meio às ruas alagadas no bairro Cidade Alegria, próximo a UPA local; e também o canal inundado. Outra foto destaca que na estrada de acesso ao bairro Casa da Lua, um muro de concreto apareceu caído após o temporal.

Carro trafega próximo a muro de concreto que desabou próximo ao bairro Casa da Lua

Em outro post, publicado por um morador do bairro Mirante das Agulhas, mostra o alagamento na Rua Isoldino Diniz, no bairro, e também na área onde fica localizada o lago do bairro e que abriga um playground para crianças. Na mesma postagem, outros moradores relatam que o bairro sofre com a precariedade na captação de águas pluviais. “As ruas só têm um bueiro. A água não tem como escoar. Precisam corrigir esse problema”.

O autor do post ainda citou o problema do lixo, que além da precariedade da captação de águas pluviais, pode ter contribuído para o transbordamento da lagoa. “Este lixo na rua tem duas razões, uma é que os moradores tinham colocado na rua pois o caminhão estava para passar (durante a semana). E a segunda razão é o lixo que pessoas que vem de outros bairros pra ficar ou pescar no lago e deixam em volta do lago inteiro. Lixeiras no lago não faltam”.

Outra postagem que pode ser conferida é a do prefeito do município, Diogo Balieiro Diniz (DEM), onde o mesmo acrescentou informações da Defesa Civil local, que registrou 84 mm em apenas 2 horas. No momento da postagem, publicada por volta da meia-noite de domingo, dia 10, ele disse que o poder público lamenta muito “todas as perdas materiais que os moradores tiveram nos bairros atingidos”. E que no momento da postagem, equipes da Defesa Civil, Meio Ambiente, Obras e Assistência Social atuavam para minimizar os transtornos.

Área do lago do Mirante das Agulhas não escapou dos alagamentos no local

– Sabemos que não podemos controlar o volume de água das chuvas e que não existe solução imediata, mas vamos continuar trabalhando, principalmente nas melhorias do sistema de drenagem da cidade, para resolver os problemas antigos e também os novos que tantos prejuízos trazem aos moradores – finalizou o prefeito.

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo amanheceu ensolarado em Resende, com variação de nuvens pela manhã, neste domingo. Mas a partir da tarde pode haver novas pancadas de chuva localizadas, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas. A temperatura máxima pode chegar aos 31 graus.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.