Outubro Rosa. E de outras cores.

Passada a metade desse outubro, que traz com mais força as cores da Primavera iniciada no último terço de setembro, mas que trouxe também um sol saariano (que por fim nos deu uma trégua nesse início de semana), enfim, voltamos a quase normalidade.

A Primavera começou bonita em Resende. É assim mesmo. Os ipês cor de rosa deram as boas vindas ao Outubro Rosa. É quando Campos Elíseos se transforma num jardim embelezado pela explosão das flores e pela coreografia natural delas caindo rodopiando feito hélices em uma improvável nevasca colorida.

Nesse mês já se comemorou o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, não sem a tragédia de um romeiro atropelado e coisas do gênero. Também tivemos a marca de cinqüenta anos sem o comandante Che Guevara, que para uma boa parcela de seres humanos, também é tido como uma espécie de santo. E dia 17 fez 100 anos da Revolução Russa.

Nessa Primavera as queimadas se multiplicam e o ar assume um jeitão antipático que parece querer desconfortar nossa respiração, só de pirraça. E já suados ouvimos os surrados clichês publicitários, vaticinando que vem aí a “Estação mais esperada do ano, o Verão”. Credo em Cruz. Essa gente da publicidade é sádica.

Constatamos meio atarantados nas redes sociais, que outubro trouxe também uma aceleração preocupante de casos de polícia na cidade. Assaltos a clientes de restaurante, farmácias, carros roubados, etc. As pessoas deram de balbuciar entre assustadas e conformadas, que a nossa Resende está mudada ou que a nossa paz acabou.

Uns especulam dizendo que é o pessoal do tráfico fugindo do Rio. “Eles são apertados lá e fogem para o interior”. Outros ainda garantem que foi por causa do presídio que o caos chegou na cidade. Outros ainda juram de pés juntos, que o que acontece é o reflexo da chegada de uma organização criminosa, um desses ‘comandos’ que está tomando conta da cidade.

Eu tenho minhas dúvidas. Pode ser a soma desses fatores, mas acredito que na raiz de tudo está um caldo de violência que vem sendo fermentado e cujos principais ingredientes são a injusta e cruel distribuição de renda, que faz propagar a miséria com suas respectivas consequências, e a impunidade geral. O maior exemplo é um trânsfuga como Temer presidindo o país. Aí o bandido pensa assim: “ah, se ele faz às escancaras, é porque não tem mais porteira mesmo”.

E a gente vê cotidianamente em nossa Mídia Canalha e Vendida, acusações contra Lula e sua família. A intenção de destruir a reputação do ‘Sapo Barbudo’ perante as massas é claríssima. Daqui a pouco vão espremer o Nuzman para que ele diga que foi o Lula quem deu grana pra comprar delegados dos Jogos Olímpicos.

E agora temos a certeza absoluta que a tal Lava Jato foi criada para destruir o PT e evitar que Lula volte à Presidência. E ficamos sabendo que a mulher e um grande amigo do juiz Sérgio Moro, o herói com pés de barro, estão envolvidos até o pescoço com sujeira das grossas. Mas a Lava Jato não vai chegar neles, vai? Ah! esse Outubro!

TRIPA

* E em comemoração aos 104 anos de nascimento do poeta Vinícius de Moraes, o ator André Whately traz seu consagrado espetáculo “Vinícius de Moraes … é demais” a Resende com duas apresentações: dia 19 (quinta) no Restaurante Borbulha, às 21 horas. Além de André estarão em cena o violonista Thiago Zaidan e a cantora Cláudia Martins. E no dia 20, André leva esse maravilhoso espetáculo de música, teatro e poesia para a Pizzaria Artezian, também às 21 horas mas com uma formação diferente na voz: entra o eclético cantor carioca Augusto Martins, na voz e pandeiro. No violão o mesmo impecável instrumentista, Thiago Zaidan. Quem ainda não viu, não pode perder esse showzaço.

* Também nesta sexta, dia 20, acontece a segunda edição do Happy Hour do Trenzinho, a partir das 17 horas. A música ficará por conta de Wilsinho Ramalho e seu Quartetum Brasil além das cantoras convidadas: Naia, Gabriela Balthar, Mariana Gomes, Anne Nogueira, Cláudia Martins, Liria Cravo, Sueyza Pitt e Rafaela Rodrigues. E graça!!

* O curso de Comunicação Social da AEDB, habilitação Publicidade e Propaganda, está promovendo a Semana de Comunicação – também chamada Papo Dom – que começou nessa segunda-feira, dia 16, e vai até o dia 19, com o tema “Empreendedorismo em Comunicação”. O tema estará sendo debatido com os alunos por publicitários e designersde Resende, Volta Redonda e Barra Mansa. Após as palestras, há oficinas de grande interesse dos futuros publicitários. Programação completa da Semana de Comunicação em www.aedb.br/papodom.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.