Projeto torna Porto Real mais verde e sem lixo

A divisa entre Porto Real e Quatis promete ficar mais verde, graças a um projeto que tem o intuito de plantar árvores em áreas utilizadas para descarte irregular de lixo.

Esse projeto já mobilizou diversos profissionais, que já plantaram, até o momento, cerca de 60 mudas de árvores. Pau-brasil, Pau-ferro, Angico, Ingá, Aroeira-pimenteira e Quaresmeira foram as espécies escolhidas para o plantio no local.

De acordo com informações da Fiscalização Ambiental, está sendo realizado um levantamento das localidades atingidas pela prática irregular de descarte de lixo, com a ideia de levar o projeto a mais áreas, plantando árvores para não apenas deixar esses mais verdes, mas também com o objetivo de inibir o despejo desordenado de lixo.

Por meio de parceria, a Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura faz a limpeza do local, previamente selecionado. Já a Secretaria de Meio Ambiente promove o plantio e atende as denúncias feitas, penalizando os infratores com multas. A Secretaria de Ordem Pública, por meio do Grupamento Ambiental, já começou a realizar patrulhamentos constantes nas áreas atingidas.

Leonardo Odilon, Subsecretário de Meio Ambiente de Porto Real, disse que está sendo realizado de forma minuciosa um cronograma para o plantio das mudas, que visa, principalmente, a educação ambiental, conscientização e cidadania. “Por meio da identificação feita de áreas de despejo irregular, definiremos outras mobilizações, como essa realizada nas proximidades da Ponte do Desenvolvimento, local frequentemente atingido pela prática do descarte inadequado.”, explica Leonardo.

O Subsecretário ainda fala do motiva da escolha do local: “Esse local foi escolhido por ser uma Área de Preservação Permanente (APP). Ainda, já está previsto para o dia 21 de setembro, Dia da Árvore, o plantio na Avenida A, no bairro Freitas Soares.”, diz ele.

Elias Vargas, Secretário de Ordem Pública, afirma ter reforçado o patrulhamento nas áreas atingidas. “Agora, o Grupamento Ambiental está em constante vigilância, atendendo denúncias e auxiliando na penalização dos infratores. O objetivo é inibir esse comportamento o quanto for possível, já que esse traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente.”, diz Vargas.

PENALIDADES E PLANTIO

A Lei Municipal n° 322/2008 (Código de Direito Ambiental), por meio do artigo 215, prevê multa que vai de mil à 500 mil reais para quem poluir o solo por lançamento de resíduos sólidos ou líquidos. Ainda, esse valor pode ser dobrado em caso de reincidência.

A Fiscalização Ambiental autua os infratores mediante denúncias que podem ser feitas de maneira anonima, por meio dos telefones: (24) 3353-1481 (Meio Ambiente) ou (24) 3353-3537 (Defesa Civil).

A Secretaria de Meio Ambiente informou que, para realizar o plantio de árvores, a área deve ser pública ou ter autorização do proprietário, em caso de áreas particulares.

Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa (PMPR)

Salvar

Você pode gostar

One thought on “Projeto torna Porto Real mais verde e sem lixo

  1. Parabenizo os gestores que estão demonstrando sua dedicação e seu papel correto de servidores públicos junto à sociedade e ao meio ambiente. O Vale do Paraíba vem sofrendo intenso impacto ambiental há séculos; que essa iniciativa sensibilize e convoque os munícipes de cidades vizinhas para recuperação e preservação da exuberante Mata Atlântica. (sou resendense e resido na Região Amazônica). Parabéns! Mantenham-se nesse caminho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.