Evento em São Paulo mostra que é possível deficientes visuais serem pais

Dia 12 de outubro será realizado o “1º Encontro de Mães e Pais com Deficiência Visual”, na Casa Lila, Rua Safira, 276, Aclimação, em São Paulo, das 9h às 18h. O objetivo é proporcionar aos pais e mães a troca de experiências na educação de seus filhos e ainda oferecer a sociedade a oportunidade de ter contato com este tema de extrema relevância, desconstruindo a imagem de que pessoas cegas não podem levar uma vida normal, inclusive de criar seus próprios filhos.

Para aqueles que atuam de alguma forma no atendimento de pessoas com deficiência visual, será uma experiência válida para seu desenvolvimento profissional, e assim saber lidar melhor com esta realidade.

O evento pretende discutir e chamar a atenção das instituições que atendem às pessoas com deficiência visual para este tema que vem ganhando cada vez mais visibilidade e proporção, ao passo que as meninas e meninos, antes atendidos por tais instituições, cresceram e se tornaram pais, que necessitam do apoio continuo, mas agora de maneira diferenciada e ampliada, para lidar com as questões inerentes à criação de seus filhos.

Sabe-se que mães e pais em geral tem suas questões, porém, os com deficiência visual tem suas peculiaridades, nas quais precisam ser assistidos de igual forma.

Ainda há uma programação especial somente a criançada, que passarão a parte da manhã em uma oficina de pintura sensorial, confeccionando a lembrancinha para as mães, a qual será entregue no final do encontro.

Na parte da tarde, poderão usufruir do espaço, interagirem entre si e brincarem – com auxilio de monitores.

No dia seguinte está previsto um pós-encontro apenas com as mães que puderem e desejarem participar, o qual ocorrerá na parte da manhã em local e com programação ainda a serem definidos.

Para facilitar a participação de todos, não será cobrado um valor fixo pela taxa de inscrição. Desta forma, cada pessoa contribui com quanto puder para ajudar nos gastos da organização e, mesmo não podendo contribuir, poderá participar de todas as atividades do evento de igual forma.

Para fazer sua inscrição e acompanhar todas as novidades sobre o evento, acesse o link.

Veja esse vídeo de divulgação: 

Confira a Programação:

Das 9h às 10h: Café da manhã com apresentação do encontro, com objetivo e programação prevista, momento de interação entre as mães e crianças;

Das 10h30 às 12h: Palestra com Joyce Guerra, com o tema: Como é ser cega e mãe? As implicações de tal status frente aos filhos e à sociedade – com apresentação de seu livro “muito além da sobrevivência”;

Das 12h às 14h: Almoço e momento para as mães interagirem entre si e com seus filhos.

Das 14h às 15h: A crescente judicialização pela guarda dos filhos de mães com deficiência visual.
Palestrante: Lorelaine Sapia, psicóloga e servidora do tribunal de justiça de São Paulo:

Das 15h às 16h: Palestra com Elvis Pessoa: O ponto de vista do filho: Como é ter uma mãe com deficiência visual?

Das 16h às 16h30: Lanche da tarde com interação entre as mães, com trocas daquilo que elas trouxeram, entrega das lembrancinhas e demonstrações.

Das 16h30 às 17h: Tribuna livre: Espaço destinado aos relatos e depoimentos dos pais e mães com deficiência visual que queiram compartilhar suas experiências.

Das 17h às 17h30: Roda de conversa – entre mães e filhos: O que os olhos pueris vêem e o que o coração maternal sente? Descontração com as crianças, as quais poderão compartilhar suas impressões e experiências por terem pais e mães com deficiência visual;

Das 17h30 às 18h: Considerações finais, agradecimentos e despedida.

Fonte: Portal da Deficiencia Visual

Foto: Comunicadores.info/Globo Play/O Liberdade

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.