Laís Amaral

Dica de Livro: ‘Os Filhos dos Dias’
Meio na contramão do império dos tablets, facebooks, whatsapp e outros meios contagiosos de ocupação do tempo, me arrisco à inglória empreitada, de dar dicas de livros, por aqui. Começo com o livro “Os filhos dos Dias” do escritor uruguaio Eduardo Galeano, (L&PM), que você encontra fácil em Resende. É uma espécie de livro calendário com pequenos textos sobre variados assuntos, distribuídos nos 365 dias do ano. Um texto para cada dia. Você fica sabendo, por exemplo, que a história de Adão Eva não está na Bíblia ou que até 1990, a homossexualidade era considerada uma doença mental pela OMS. Segue o texto de hoje, 8 de Agosto: “Hoje morreu, em 1553, o médico e escritor italiano Girolando Fracastoro. Entre outras doenças contagiosas, Fracastoro havia pesquisado a sífilis, e tinha chegado à conclusão de que essa doença europeia não havia sido gerada a partir dos índios das Américas. Em nossos dias, Moacyr Scliar, brasileiro, colega de Fracastoro na ciência e nas letras, também desmente a origem da suposta maldição americana: antes da conquista no Novo Mundo, os franceses já chamavam a sífilis de ‘mal italiano’, e os italianos chamavam de ‘mal francês’. Os holandeses e portugueses chamavam de ‘doença espanhola’; era a ‘enfermidade portuguesa’ para os japoneses, ‘enfermidade alemã’ para os polacos e ‘enfermidade polaca’ para os russos. E os persas achavam que era a ‘peste dos turcos’.”

Hiroshima e Nagasaki. Japoneses perdoam, mas a humanidade não deve esquecer jamais
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, há 69 anos, portanto, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, foram vitimas da mais horrenda manifestação da estupidez e insanidade humana: as bombas atômicas, lançadas por um avião americano, com a “justificativa” de que daquela forma, os japoneses se renderiam. Na ocasião, 85% da população de Hiroshima eram civis. Um genocídio que se repetiria três dias depois, em Nagasaki. Nas duas cidades, mais de 200 mil mortos de imediato. E mais mortes na esteira da radioatividade com consequências por décadas. Três dias depois de todo aquele horror, o presidente americano Harry Truman diria: “Agradecemos a Deus por ter posto a bomba em nossas mãos e não nas mãos dos nossos inimigos; e rogamos a Deus que nos guie em seu uso, de acordo com seus caminhos e seus propósitos”. Hoje, quando assistimos o atual presidente americano, Barack Obama autorizar o envio de armas a Israel, contribuindo para a intensificação do massacre na Faixa de Gaza, enquanto o mundo todo pede pelo fim do inferno contra civis palestinos, talvez estejamos diante do mesmo fio condutor de uma genética belicista e prepotente. No link a seguir o documentário “Hiroshima, o dia Seguinte”, produzido pela National Geografic, com duração de 40 minutos. (https://www.youtube.com/watch?v=SnCA88A4uBU). Vale assistir, e perceber que além da toda a bestialidade, ainda houve oportunidade para que milhares de seres humanos fossem tratados como cobaias de uma experiência injustificada.

TRIPA
* Amanhã, dia 9, os corais ‘Resencanto’ e ‘Artemoção’, regidos pela musicista Alile Cuoco, vão fazer a abertura da solenidade de premiação dos vencedores dos Jogos Florais de 2013, com a entrega do livro com os finalistas do concurso. O evento organizado pelo Grêmio Literário de Resende acontece às 9 horas no ‘Espaço Z’, com entrada franca * E falando em Grêmio, já saiu o regulamento para os Jogos Florais deste ano, que vão até dia 30 de setembro. Mais informações no Arquivo Histórico na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, com Claudionor Rosa * Em breve, o lançamento do livro da Solange Godoy, contanto fatos e passagens importantes relacionados à criação do Museu de Arte Moderna (MAM), de Resende. Já vi o livro e adianto que ficou belíssimo, além da importância histórica que possui * Este domingo é o ‘Dia dos Pais’ por isso ficou para o próximo domingo, dia 17, a primeira rodada do Futebol Soçaite Sessentão, da AABB. Coordenação do nosso amigo, ‘Paulinho da Farmácia’. É futebol de primeira * Foram abertas ontem as inscrições para o concurso Garota Exapicor. As interessadas devem acessar o site oficial do evento www.exapicor.com.br, clicando no link “Garota Exapicor”. As inscrições se encerram no dia 25 de agosto. No endereço eletrônico estão disponíveis a ficha de inscrição online e o regulamento completo. A inscrição é gratuita.

ANIVERSÁRIOS
Amanhã, dia 9, inauguram idade nova o radialista Uiara Araújo e o professor de dança, Cleverson Mariano. Dia 11, Segunda, mudam de idade a Ivanilda Brum, a Jucimar Capilla, a Luciana Carneiro e a Lidiane Pires. No dia 12, fica mais experiente o Luis Santos. No dia 13, um trio legal recebe os ‘parabéns’: o ‘seu’ Otácio Conservani, e as colegas de Prefeitura, Ana Cecília e Dione Lyrio. No dia 14 é a vez do meu chapa Oxi Resende e no dia 15, mais quatro amigos sopram velinhas: Kleber Molina, Herbert Felipe, Cláudia Vilela e Jenny Faustich. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.