Alunos do Médio Paraíba disputam o “Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas”, em São Paulo

Estudantes do interior paulista que representaram o Brasil na Final Mundial em Coventry, Reino Unido.

Alunos de cinco escolas estaduais da região do Médio Paraíba se preparam para participar do “Desafio de Tecnologia Land Rover 4×4 nas Escolas”, com a Final Brasileira prevista para o dia 16 de julho, no Colégio Técnico da Unicamp, em Campinas, São Paulo.

As escolas participantes do desafio são: Colégio Estadual Ezequiel Freire (Itatiaia); Colégio Estadual Antonina Ramos Freire (Resende); Colégio Estadual Pedro Braille Neto (Resende); Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro (Barra Mansa) e Ciep 291 – Dom Martinho Schlude (Pinheiral). Apenas uma delas receberá o título de campeã nacional e representará o país na Final Mundial, que acontecerá em dezembro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Esta competição se trata de um amistoso internacional inovadora, que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.

Sob a orientação de professores e engenheiros, cerca de 30 alunos de Ensino Médio, entre 14 e 19 anos, distribuídos em cinco equipes (um por unidade escolar), terão o desafio de construir a carroceria e o sistema elétrico (luzes e sensores de inclinação) de um veículo controlado por rádio, que deverá superar os obstáculos em uma pista de testes off-road (termo em inglês utilizado para definir locais ‘fora da estrada’ e de difícil acesso), simulando as capacidades de um veículo 4×4 (com tração nas quatro rodas) de tamanho real.

A execução das tarefas tem por base um kit o qual cada colégio participante recebe, contendo um carro protótipo, controle, bateria e carregador.

Fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia.

Para avaliar os trabalhos, uma comissão formada por engenheiros, publicitários, psicólogos e outros profissionais de diversas áreas, será instituída e selecionará o projeto que mais se destacou dentro dos critérios preestabelecidos. Durante o trabalho em equipe, serão considerados diferentes aspectos, como a criatividade e o planejamento estratégico e financeiro para elaboração e execução de projetos, a obtenção e o gerenciamento de recursos e o desenvolvimento de marketing e comunicação.

“Pela primeira vez uma escola pública do Rio participa desse desafio mundial. É uma excelente oportunidade para que nossos jovens adquiram as habilidades necessárias para a ingressão no mercado de trabalho, aprimorando suas capacidades de planejamento e de execução de tarefas. Com certeza, a partir desse desafio, surgirão novos talentos nas áreas de gestão e de engenharia.”, destacou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Ainda, de acordo com Waldemar Battaglia, representante do projeto no Brasil junto à Jaguar Land Rover, a aproximação dessas escolas com a fábrica instalada ano passado no município de Itatiaia também poderá contribuir na geração de empregabilidade num futuro próximo. “Esta é certamente uma porta aberta para ingressão de profissionais ou mesmo estágios para essa nova geração de jovens, que possui o perfil empreendedor cuja demanda o mercado precisa hoje.”, explicou Battaglia.

Fonte: Assessoria de Imprensa (Secretaria de Estado de Educação)

Foto: A Voz da Cidade/FIEC/Motor Trend

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.