Secretário de Pezão pede demissão por frequente atraso em salário

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, anunciou na manhã desta terça-feira, dia 11, que deixará o cargo até o fim do mês. A decisão, segundo ele, foi tomada por conta do frequente atraso salarial dos servidores estaduais e por discordar do escalonamento feito pelo governo. O pedido de demissão foi realizado nesta segunda, após se reunir com o governador Luiz Fernando Pezão.

Em virtude da crise que se segue no estado, os salários dos professores continuam atrasados em todo estado, mas, segundo consta, o depósito é feito em datas distintas para aqueles ligados à Secretaria de Educação e para os da Ciência e Tecnologia.

Os profissionais da Educação, como aqueles que dão aulas nos ensinos Fundamental e Médio, e os da Segurança, recebem o salário antes dos que são subordinados à Ciência e Tecnologia, como os da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Faetec.

Por conta disso, o secretário veio a tomar sua decisão, anunciada primeiramente na rede CBN, na manhã desta terça-feira. Fernandes ainda reforçou que não compreende esse método adotado pelo governo para a realização do pagamento, das causas de serem em datas diferentes para profissionais que exercem a mesma função.

“Compreende-se da existência de uma crise, mas não há como entender os motivos que levam a algumas secretarias, como a da Fazenda e a da Educação, terem um tratamento diferenciado, quando na verdade exercem a mesma função profissional. A Segurança, nesse instante, deve ter prioridade”, diz Fernandes.

Ele ainda destacou que as verbas do Fundeb não são suficientes para quitar completamente a folha de pagamento dos servidores ligados à secretaria. Com isso, Fernandes afirma ficar no cargo até no máximo o fim deste mês. “Coloquei-me à disposição do governador, portanto, não ei de me retirar de forma grotesca, começando, a partir de hoje, meu processo de transição, porém já avisei que voltarei para a Alerj depois do recesso”, explicou Fernandes.

Fonte: O Dia

Foto: Extra Online/Governo do Estado do Rio de Janeiro/CBN

Salvar

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.