A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) anunciou nesta segunda-feira, dia 9, que recebeu a confirmação de dois casos de sarampo no estado do Rio de Janeiro. Para que chegasse a confirmação, as amostras dos casos até então suspeitos foram analisadas pela Fiocruz. Desde a primeira suspeita da circulação do vírus, a SES e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro têm trabalhado em parceria.
No último dia 3, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio realizou ação de vacinação de bloqueio no campus da Faculdade de Direito da UFRJ, onde estudam as pacientes que tiveram os casos confirmados, e em parceria com a SES tomou uma série de medidas de prevenção e análise dos casos.
Antes do diagnóstico, uma das pacientes, de 21 anos, informou que havia sido inicialmente diagnosticada com os vírus da zika e da chikungunya, já que alguns dos sintomas do sarampo são confundidos com os das duas doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes aegypti.
VACINAÇÃO
A prevenção contra o sarampo já é realizada no estado através das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis pelo Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses, sendo que a cobertura vacinal contra a doença para crianças de 1 ano no estado é de 95%. Deverão ser vacinadas as crianças de até um ano e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.
Em junho passado, a secretaria da capital fluminense chegou a emitir um alerta sobre a doença.
Foto: Reprodução/César Guerra Chevrand (COC/Fiocruz)
Fonte: Assessoria de Imprensa/Comunicação Social (SES-RJ)