Família Acolhedora é tema de Encontro Regional de Conselheiros Tutelares

O programa Família Acolhedora foi o assunto do 6º Encontro Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Médio Paraíba e Baía de Ilha Grande realizado na manhã desta segunda-feira, dia 23, no Espaço Z, em Resende.

– O evento é bimestral e envolve 13 municípios, sendo que a cada edição uma cidade da região organiza e sedia. É algo que fortalece nossa regional. Os conselhos tutelares trabalham muito em parceria, porque às vezes a criança e o adolescente têm direitos violados em outros municípios e a gente precisa conhecer outros conselheiros, as demandas deles. E a gente organiza segundo o tema que, naquele momento, se deseja conhecer mais – explicou o conselheiro tutelar de Resende, Thiago Diniz de Carvalho.

Os encontros começam com uma palestra, no período da manhã, e à tarde os conselheiros discutem o tema e dividem suas experiências.

– Nesta edição o tema é o acolhimento institucional e familiar para crianças em situação de risco ou negligência. A palestrante será a psicóloga Rosana Machado, do Programa Família Acolhedora. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que a criança e o adolescente tenha essa opção de família acolhedora, mas em Resende o programa é um diferencial.  Nossa maior dificuldade é em relação à segurança do conselheiro, pois ao ir sozinho em alguma verificação ele pode sofrer alguma coisa. Por isso, à tarde os conselheiros vão discutir essas demandas – concluiu o conselheiro.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.