Órgãos municipais realizam ações no Parque das Águas em ano de eleição

A edição do Domingo no Parque neste dia 15 foi um pouco diferente. É que além de fechar as ruas próximas ao Parque das Águas, em Resende, para que a população pudesse se divertir caminhando ou andando em suas bicicletas, skates e patins, diversas tendas com projetos e serviços oferecidos pela prefeitura foram colocados no local. Algumas delas tinham a participação de pré-candidatos a vereador nas próximas eleições. Mesmo assim, eles negaram que as ações tenham sido uma pré-campanha fora de época.

Uma das tendas, da Secretaria Municipal de Ação Social e Direitos Humanos, englobou o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seap), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Creas, Centro Pop e Programa Família Acolhedora. No local, os panfletos dos programas eram entregues junto com as camisas que os divulgavam.

– Estamos aqui para divulgar os serviços. Cada um está com sua campanha. No caso do Seap estamos com a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade” em que rodamos a cidade em uma Kombi abordando pessoas em situação de rua, verificamos a exploração do trabalho infantil e encaminhamos a pessoa para os serviços. Trabalhamos na construção da saúde das ruas. Não temos pré-candidatos que eu tenha conhecimento – explicou Camila Cerqueira, gerente do Seap.

A coordenadora da proteção social especial, Maria Cecília Zikan, disse que as campanhas são sempre feitas pelos serviços apresentados.

– Campanha o serviço social faz sempre. O objetivo da prefeitura é trabalhar a prevenção. Dia 11 de junho é a erradicação do trabalho infantil e vai haver campanha federal e estadual. O trabalho da assistência em campanhas tem que ser feito. Não tem questão política, é social, todo ano tem campanha – desmentiu.

O discurso era semelhante em outras tendas, embora lá a presença de pré-candidatos à frente das ações fosse mais aparente. Na tenda do projeto Pé de livro, em que livros eram pendurados nos galhos de uma árvore para que as crianças pudessem lê-los, o microfone e a contação de histórias foram responsabilidade de Ângelo Tramezzino, ex-presidente da Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, afastado por ser pré-candidato a vereador pelo PSB.

–  O projeto foi idealizado pela Fundação, pelo Ângelo, e eles pediram ajuda da biblioteca municipal para incentivar a leitura e aproximar a biblioteca da população. Resolvemos fazer no último domingo de cada mês e a cada mês haverá um tema, sendo que estamos começando com a Literatura Brasileira. A cada tema, como meio ambiente e saúde, vamos convidar as secretarias para fazer parceria – disse a bibliotecária Suzylene Jacot Santiago, desmentindo o material disponibilizado pela Prefeitura de Resende que divulgava que ela era a responsável pelo projeto.

Suzylene Santiago acrescentou que o projeto foi proposto no final do ano passado, mas que só começou agora porque estava sendo desenvolvido.

– O projeto surgiu quando o Ângelo era o presidente da Fundação, mas estávamos esse tempo todo elaborando o projeto, desde novembro. Não posso falar pelos outros serviços que estão aqui hoje, mas já realizávamos intervenção no Parque das Águas com doações de livros. É algo independente da candidatura dele. A biblioteca tem que estar onde o povo está – acrescentou a bibliotecária, enquanto Ângelo contava a história dos “três porquinhos” para crianças e seus pais.

O Núcleo de Atendimento à Mulher (Niam) também montou uma tenda no Parque das Águas em que a coordenadora, Marcely Bastos, convidava mulheres e crianças para serem maquiadas por uma consultora de uma marca de  cosméticos.

– Venho fazendo muitas palestras de prevenção à violência contra a mulher. Já fui em quase todas as escolas da rede  municipal e estadual e vou agora na zona rural. Tenho ido em igrejas, comunidades, todo local em que há lideranças femininas desde janeiro. Tive a ideia de vir ao Parque das Águas porque tem aglomeração de pessoas e muita gente nem sabe o que é o Niam e quero levar a mensagem de prevenção. A parceria com a maquiagem pedi porque oferecemos  um serviço que envolve a mulher e queremos trabalhar o empoderamento da mulher – declarou a coordenadora do Niam.

Ela acrescentou que fará seu trabalho no Niam até o último dia antes da campanha eleitoral porque não pretende misturá-lo com sua pré-candidatura a vereadora pelo PMDB.

– A violência contra a mulher deu uma diminuída nos últimos três meses de acordo com os nossos dados, que são diferentes dos da delegacia porque nem todo mundo que está conosco faz ocorrência na delegacia. A gente fica feliz pela violência não estar tão em evidência, mas é importante estar aqui porque mesmo que a pessoa que venha até nós não seja vítima ela pode conhecer alguém que é. O foco aqui é o trabalho de prevenção à violência. Até 30 de junho só respondo pelo Niam, depois de 1º de julho sou Marcely candidata – mencionou.

Outra atividade desta manhã no Parque das Águas era uma apresentação ao vivo de choro e samba, na entrada do Parque. O show faz parte do projeto “Eu Curto Cultura”, financiado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e que neste ano teve sua segunda edição aprovada pela lei, possibilitando uma renúncia  fiscal de R$ 99.900 a quem o patrocinou.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.