Precisa-se de doadores de sangue em Barra Mansa

Na próxima semana começa a campanha do Hemocentro de Barra Mansa para doação de sangue no período carnavalesco. Segundo o coordenador da unidade, Flávio Fagundes, nesta época o numero de doações de sangue cai aproximadamente 50%.

—Em contrapartida, neste período aumenta o número de acidentes e, consequentemente, a demanda de sangue nos hospitais. É preciso destacar também as pessoas com doenças graves, que fazem transfusões regularmente e que correm o risco de serem prejudicadas com a falta do produto, relata o coordenador.

O Hemonúcleo municipal abastece o Hospital da Mulher, a UPA e a Santa Casa de Misericórdia. Em casos emergenciais, a unidade atende hospitais de Barra do Piraí e Vassouras.

Para doar sangue, a pessoa deve levar um documento de identidade com foto, ter boa saúde, ter dormido bem na noite anterior e não estar em jejum. O doador deve ter entre 16 e 67 anos e pesar, no mínimo, 50 kg. É proibida a doação de sangue de pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade, gestantes e lactantes.

A duração média de uma doação é 15 minutos, após uma triagem. Todo o material é descartável. O doador recebe direito a um dia de folga do trabalho. Homens podem doar uma vez a cada dois meses, e mulheres a cada três meses. O endereço do Hemonúcleo de Barra Mansa é Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Outras Informações : 3322-8430.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.