Movimento do feriado decepciona em Penedo

prateleiraLojas vazias, mesmo aquelas com anúncio de liquidação; poucas pessoas nas ruas e comerciantes com cara de decepção. Este era o cenário em Penedo, Itatiaia, na tarde deste domingo, dia 27. Embora a Semana Santa seja um período movimentado no distrito de Itatiaia, alguns empresários notaram movimento que variou de 20% a 50% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

– Domingo o pessoal começa a ir embora mesmo, mas esse ano foi mais fraco. Estamos notando esta queda desde o Carnaval. Acho que são vários fatores, como a crise e o fato de ser começo de ano, que tem gente que tem que pagar o Imposto de Renda, todos pagam IPTU, IPVA e estes impostos com os quais o governo nos “presenteia” – brincou a vendora Cristiane Rios.

Outra vendedora, Jocimere Isidoro Paiva, lembrou que os comerciantes também não têm incentivos da prefeitura para ajudar nas vendas.

– Ontem foi melhor, mas hoje surpreendeu. A Semana Santa é um dos melhores feriados, mas esse ano deu uma caída grande. Acho que a crise chegou para o estado do Rio, é o primeiro ano que vejo assim e está desde o Carnaval, quando começaram a cair as vendas. Tem até lojas fechando. Penedo é péssimo nessa questão de apoio da Prefeitura ao comércio. É Páscoa, você está vendo alguma ornamentação? Não tem nada. No Natal os comerciantes se juntaram e fizeram, porque eles também não colocaram nada. Antes colocavam alguma coisa simples, não era nada assim demais, mas desta vez nem colocaram – comentou a vendedora Jocimere Paiva.

Os comerciantes informais também venderam menos, mostrando que a pouca quantidade de turistas afetou a todos.

– Está meio devagar esse feriado. Trabalho há 30 anos com artesanato, mas é a primeira vez que trabalho aqui e posso falar que está assim em todo lugar, é a bendita da crise. Ultimamente acontece mais, está bem fraco mesmo. Em relação ao ano passado, neste ano as vendas estão 30% menores – avaliou o artesão Miguel Moreira.

Nem mesmo o setor de alimentação ficou de fora. Vários restaurantes estavam vazios neste domingo de Páscoa e mesmo os que tinham clientes não estavam cheios.

– Esse ano foi um pouco mais tranquilo sim. Hoje ainda não fechamos o caixa, mas no geral teve uma redução de 20% em relação ao movimento normal na época. A gente não precisou fazer promoção porque já tem um cardápio variado com relação a margem de preço, tem variações de preços bem grandes. O que fizemos de diferente foi que colocamos pratoz típicos, investimos mais em peixe. No primeiro dia do feriado foi mais ou menos dez por cento menos. Ontem o almoço teve bem menos, até o fluxo de pessoas transitando é menor. E as pessoas têm reclamado com mais frequência dos preços. Domingo muitas pessoas ficam, almoçam na pousada, vão embora umas 17h, mas hoje está bem fraco – analisou a gerente de um restaurante, Elisa Santos.

Alguma alteração nas vendas já era esperada, como explicou a vendedora Grazieli Rocha, mas a queda foi bem além. Ela trabalha em uma loja de chocolates e mesmo sabendo que este período é o mais rentável do ano, o proprietário optou por produzir menos chocolate para este ano. Mesmo assim, as prateleiras não esvaziaram no feriado e, ao todo, ela calcula que as vendas de 2016 possam ter sido metade das do ano anterior.

– Está bem fraco, caiu bastante. O certo seria vendermos mais aqui, na Páscoa a gente espera mais movimento, incluímos as cenourinhas e ovos de chocolate. Quando a Páscoa é adiantada, como neste ano, já é um pouco mais fraco, porque está mais quente e as pessoas consomem menos chocolate, mas mesmo assim no domingo normalmente não tem mais nada e hoje as prateleiras ainda estão cheias (foto). Aqui quando tem algo diferente, quem inventa e faz é o lojista, é tudo por conta dele, não temos incentivo para nada. Esse ano deve ter vendido metade do ano passado – lamentou.

A Prefeitura de Itatiaia foi procurada para comentar as críticas de que não apoia os comerciantes do distrito e o BEIRA-RIO está aguardando a resposta.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.