– O PT de Resende parece estar vendo a crise política nacional como uma oportunidade de se fortalecer. Isso porque além de, neste ano, já ter pré-candidato declarados ao Legislativo, o partido vem conseguindo recrutar novos integrantes. Na última reunião da sigla, realizada na tarde do dia 19, ao menos dois novos filiados foram recrutados.
– Depois das notas do BEIRA-RIO sobre a aliança para a proporcional do Rede com o PT, os filiados e pré-candidatos a vereadores do Rede Sustentabilidade se mostraram surpresos com a notícia de aliança para as eleições deste ano em Resende. Tanto que pressionaram o deputado Glaucio Julianelli a se pronunciar publicamente sobre as notas (leia na página 10) veiculadas na edição passada. O deputado conversa com o PT desde quando era filiado ao PSOL e, depois no Rede, reafirmou seu compromisso com o Partido dos Trabalhadores em pelo menos quatro reuniões, onde até um conselho político foi formado e se reúne – ou reunia – mensalmente, mas parece que o deputado ao formar o partido na cidade esqueceu de contar aos filiados suas intenções político-partidárias e o apalavrado com o PT. Apalavrado não é assinado é o que dá entender a carta do deputado. Então tá então!
– Ainda sobre o deputado Julianelli… Acredita-se que devido à crise nacional envolvendo o PT e tendo ele parte do seu eleitorado com perfil conservador, alguns filiados ao Rede não têm dúvida que o melhor é não ter o PT na aliança. É o velho e bom (#sqn) pragmatismo eleitoral.
– Enquanto isso, na Câmara Municipal de Resende, já começou o pula-pula de siglas: os vereadores Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa, e Davi de Jesus saíram do Solidariedade e foram para o PMDB, Valdir Macarrão saiu do PDT para o PRB e Francisco Stênio também deixou o Solidariedade, mas ainda não revelou para onde foi. Os três integrantes do Solidariedade buscam a reeleição, mas Macarrão já declarou que seu objetivo é tentar uma vaga no Executivo e que saiu porque o partido escolheu o vereador Luis Fernando Pedra (PDT) como pré-candidato a prefeito.
– Depois da sessão do dia 22, parte dos vereadores de Resende foi para uma reunião da casa do superintendente municipal de Turismo, Lucas da Silva Ramos, no bairro Morada da Colina que, segundo dizem, é cargo comissionado indicado pelo vereador Tiago Forastieri (PSC). Os vereadores Roque Cerqueira, José Olímpio (PCdoB) e Barra Mansa, que também estavam na sessão da Câmara, não foram convidados para o tal encontro, mas até os vereadores afastados Kiko Besouchet (PP) e Bira Ritton (PP) deram uma passada por lá.
– Falando em Kiko Besouchet, na edição passada, o BEIRA-RIO falou sobre a denúncia de que o vereador estaria atuando normalmente como vereador. Nesta semana, a juíza Maria Elizabeth Figueira Braz, que neste mês responde pela 2ª Vara Cível, confirmou que ainda não recebeu nenhuma notícia de que a medida cautelar que pede o afastamento de vereadores e servidores envolvidos no escândalo de fraudes em licitações da Câmara de Resende tenha sido revogada. Confirmado o descumprimento da medida por parte do vereador, o MP é que vai determinar que medidas são cabíveis na ação.