Hemorio realiza cadastro de doadores de medula óssea

redome2 Segue neste sábado, dia 12, até às 17 horas, o cadastro para doadores de medula óssea realizado na Torre II (terceiro piso) do Resende Shopping. O evento, realizado através de parceria do Hemorio com a Aman e o shopping, está em busca de doadores para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A campanha, que começou nesta sexta, dia 11, na Aman, tem registrado uma grande procura de interessados em fazer parte da lista de doadores. Por volta das 11 horas, a fila para a coleta dobrava a esquina com a loja de games localizada no mesmo piso.

A babá Kassya Carolina Miranda Jacinto (primeira, na foto da esquerda) estava entre as pessoas que preencheram o cadastro e tiveram uma amostra de sangue coletada. “Soube que haveria esta campanha através das redes sociais, e vim para participar porque a gente tem a possibilidade de salvar vidas”, explica a babá, que já conhece o procedimento para a coleta da medula.

– É um pouco doloroso a retirada da medula, mas isso não é nada perto do gesto de salvar uma vida, e também tem anestesia que ajuda a suportar o procedimento – completa Kassya, que levou a irmã, a balconista Rafaela da Silva Miranda Jacinto e um amigo, o desempregado Kaio Soares da Costa Valim para também participarem.

redome3Eles e outras pessoas são recepcionadas na entrada da Torre II, próximo a escada rolante de acesso ao terceiro piso por integrantes do grupo Doutoraço do Riso, de Volta Redonda. “Geralmente somos chamados para participarmos dessas campanhas voltadas para o bem. As pessoas que nos procuram geralmente se encaminham para lá e a gente procura orientar em relação ao local”, cita a atriz Rayane Priscila de Freitas, a Dra. Pekituxa (penúltima à direita).

Ela e os colegas, entre eles o ator Wescley José Sartori Ferrute, o Dr. Ferruchinho (último à direita), chamavam a atenção especialmente das crianças que passavam pelo local, mas a aceitação tem sido do público graúdo. “A gente costuma ter aceitação maior dos pais, pois algumas crianças são mais tímidas quando nos aproximamos delas”, explica.

Para quem ainda não fez o cadastro, ainda há tempo. É só passar no shopping até às 17 horas, levando sua identidade. Primeiro, a pessoa é orientada sobre o cadastro e preenche um documento. Em seguida é coletado 5 ml do sangue para a realização de testes de compatibilidade genética (HLA), e os dados do doador ficam registrados no banco de dados do Redome.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.