Dica de livro: ‘A outra história da Lava-Jato’ de Paulo Moreira Leite, já nas livrarias

Dica de livro: ‘A outra história da Lava-Jato’ de Paulo Moreira Leite, já nas livrarias
Um livro mais que oportuno. Olha a sinopse: O jornalista Paulo Moreira Leite publicou recentemente “A outra história da Lava-Jato”, pela Geração Editorial. Paulo Moreira Leite (40 anos de jornalismo) define a investigação sobre corrupção na Petrobrás como uma apuração necessária sobre uma empresa que é orgulho dos brasileiros – mas aponta para seu caráter seletivo, que permite que seja usada (a investigação) para fins políticos. A obra conta com uma esclarecedora introdução de 60 páginas e ainda 45 artigos escritos no calor dos acontecimentos. O prefácio é do professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos mais respeitados cientistas políticos do país e na contracapa, uma curta recomendação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal: “É ler para crer.”.

“Podes cortar todas as flores, mas não podes impedir a Primavera de aparecer”. Frase atribuída a Pablo Neruda
O que aconteceu sexta-feira passada, ainda está sendo digerido, e interpretado dentro e fora do país. A chamada ‘condução coercitiva’ foi considerada ilegal no presente caso, pelo ministro Marco Aurélio do STF. Juristas do país afora se manifestaram imediatamente contra a ilegalidade do gesto de força do juiz Sergio Moro atropelando as regras jurídicas. ‘Seria como voltar à Idade Média’, ilustrou o ministro. O circo foi montado para desmoralizar Lula de vez. Ele seria levado para depor em Curitiba onde políticos de oposição esperavam sua chegada com fogos e festa, para uma prematura “malhação de Judas”, e tudo, claro, registrado pelas lentes da Globo, para o JN. Aí entrou em cena um coronel da Aeronáutica que acabou com a brincadeira. Quem viveu ou leu sobre a história recente do país, percebe nos últimos acontecimentos, uma semelhança onivitelina com os períodos que antecederam os golpes contra Getúlio, em 54 (cujo suicídio abortou a pretensão dos golpistas) e Jango, em 64. Golpistas conspirando em aliança com a Mídia que prepara o espírito da população para o golpe palatável. Domingo tem nova micareta dos ‘coxinhas’ com a Globo fazendo a convocação. E nas ruas alguns fascistas pregando contra a democracia, pedindo a volta da ditadura militar, aquela ‘página infeliz da nossa história’ e muitos desinformados, desorientados e colonizados engrossando o coro dos contentes. Para aqueles que acham que derrubando Lula escrevem o capítulo final de alguma coisa, ouçam com atenção esse ruído ao fundo… captaram ? É o rangido da roda da História, que continua em movimento. Ela não para. Como disse Paulo Cesar Pinheiro: “Você corta um verso eu escrevo outro, de repente, olha eu de novo, perturbando a paz, exigindo o troco. Que medo você tem de nós”.

TRIPA
* Na próxima quarta-feira, dia 16, será aberta às 19 horas no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende a Exposição “Além da Beleza das Formas”, do artista Christian Spencer. A mostra é uma retrospectiva de 1999 a 2016. A exposição depois segue até 29 de abril com visitações de segundas a sextas-feiras, entre 12h e 18hs * O casal Dr. Loizo e Berta, incorrigíveis amantes da boa música, estão aprontando mais uma: é o “Projeto Amigos do Som – Música em Casa” marcado para começar no dia 1º de abril. Os gêneros escolhidos para iniciar a saudável empreitada lá mesmo na residência deles, no Jardim Brasília, foram o Choro e o Samba com o grupo ‘Sons da Madeira’, que tem João Paulo ‘Sete Cordas’, Romeu Aleixo e, Aldair Almeida e quem mais chegar. O espaço é perfeito e os comes e bebes estão garantidos. Mais informações pelo Zap-Zap da Berta: 999997983 * Dia 15, a reunião setorial com vistas a construção do Plano Municipal de Cultura será com os artistas e produtores da área de Música. Local: Casa da Cultura, às 19 horas * A Câmara Municipal de Resende realiza também no dia 15, a solenidade de entrega do Prêmio Mulher Cidadã 2016. Local: Espaço Z, às 19 horas * Hoje é sexta-feira, dia quebração com música de alto nível no Bar Atlântico: a partir das 21 horas estará se apresentando o Trio Zaidan com as feras Thiago Zaidan (violão, viola, cavaco), Jairo Queiroz (Trombone, flauta, saxofone) e Beto Oliveira (voz e percussão). E todas as quintas, continua a ferveção com Diogo Senna e o Clube do Samba * A Prefeitura abriu inscrições até 1º de abril, para os cursos de desenho artístico, papel machê e bateria e percussão, da Escola das Artes (Casa da Cultura). Os cursos serão no Tobogã e na Biblioteca Municipal. Informações: 3360-6282.

ANIVERSÁRIOS
Dia 3 contou mais um ano de vida o meu amigo e parceiro de música, Evandro Lima. Dia 5, um batalhão de amigos inaugurou idade nova, olha só: Evaldo Melo, Eduardo Kraucs, Zenilda Miranda, Betinha Cardoso, Gaúcho do Taxi, Arthur Vinciprova e Adriana Coutinho. Dia 6 foi a vez de Luciano Coelho, Julio Vidal, Zé Roberto Costa e o grande Ramiro, operador de áudio da Rádio Resende, mudarem de idade. Dia 7, Idvam Menezes e Carlos Henrique Correa ficaram mais experientes. Dia 8, o amigo Eduardo Catarino recebeu os ‘parabéns’. E dia 9, o Fabrício Souza, o Fabrício Tomaz, o João Verneque e o Luciano Laves também aniversariaram. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.