Vistoria de transporte escolar começa segunda em Itatiaia

O Departamento Municipal de Transporte (Detra) da Prefeitura de Itatiaia começa  nesta segunda-feira, dia 22, as vistorias de veículos autorizados e cadastrados como transporte escolar na sede do município. A operação atenderá os proprietários dos bairros da área central, desde Penedo à Vila Flórida, passando pelo Centro. Quatorze ônibus e 16 kombis e vans devem ser vistoriados até o dia 26, com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que disponibilizará dois guardas municipais para acompanharem o trabalho.

O objetivo da vistoria, de acordo com a equipe, é garantir a segurança dos alunos, evitando possíveis irregularidades que possam causar acidentes, facilitando, posteriormente, a identificação do transporte escolar ilegal no município. O mesmo trabalho já foi realizado em Maromba na semana passada, quando 13 dos 15 veículos que atendem a localidade foram vistoriados.

Os veículos devem ser levados à Secretaria de Ordem Pública até o dia 26, das 8h às 12h e das 14h às 17h para serem vistoriados. Os motoristas deverão levar, no ato da apresentação, a carteira de habilitação original, toda a documentação do carro – inclusive de GNV, se for o caso – e o certificado do curso de transporte escolar.

Além da checagem dos documentos, a equipe encarregada pela operação vai conferir itens importantes do veículo visando a segurança dos alunos, entre eles, a existência e a validade do extintor, condições dos pneus, seta, buzina, cadeiras especiais exigidas para crianças de até sete anos, entre outros. Entre as sanções previstas para o proprietário do veículo que não se submeter a vistoria variam de advertência a cassação do alvará.  Caso seja constatada alguma irregularidade, o proprietário tem 15 dias para regularizar a situação do veículo.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.