Campanha da Fraternidade discute saneamento básico

A Campanha da Fraternidade (CF) começa nesta quarta-feira de cinzas, dia 10, em todo o país, discutindo o saneamento básico. Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24)”, a campanha busca discutir o saneamento básico, sem esquecer de mencionar sua relação com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypit: Dengue, chykungunya e zika.

– O tema desse ano é de grande atualidade e urgência. O cuidado da casa comum, pondo em relevo o saneamento básico, não pode ser descuidado, nem pode ser deixado para depois, necessita da atenção e dos esforços de todos. Há muita coisa a ser feita por cada pessoa, espontaneamente, mas, embora seja sempre muito importante o que cada um pode fazer pessoalmente, nós necessitamos muito da vivência comunitária da Campanha, de iniciativas e de ações comunitárias, então, cada comunidade é convidada a refletir sobre o que fazer em sua realidade local, quais ações comunitárias realizar motivadas por esta Campanha – disse dom Sergio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo da diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, que inclui Resende, que também  preside a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, dom Francisco Biasin, lembrou sobre a importância de todos terem direito ao saneamento básico.

– Em sintonia com o Conselho Mundial das Igrejas e com o papa Francisco, sobretudo depois que ele lançou a encíclica Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade chama a atenção sobre o atual modelo de desenvolvimento que está ameaçando a vida e o sustento de muitas pessoas, sobretudo dos mais pobres. O objetivo da Campanha da Fraternidade Ecumênica é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, sobretudo os últimos e os pequenos, a partir da nossa fé, para favorecer políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum que é a natureza, a terra onde nós vivemos – acrescentou dom Biasin.

Em Resende e Itatiaia, a Campanha da Fraternidade será oficialmente lançada em uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso, às 19h, no dia 12. No entanto, algumas igrejas começam a discutir o tema já nas missas desta quarta-feira de cinzas, dia 10.

Foto: Divulgação/CNBB

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.