O que precisa melhorar no Bloco das Piranhas?

piranhas2Não teve chuva ou crise que espantasse os foliões resendenses do tradicional Bloco das Piranhas, único evento que contou com a infraestrutura da Prefeitura de Resende nesta semana que se comemora o carnaval. Nesta segunda-feira, dia 8, milhares de piranhas e bofes de todas as idades e de vários cantos do município estiveram presentes durante o desfile, que começou por volta das 15h30 no Manejo, próximo ao Colégio Estadual Oliveira Botelho e terminou na Avenida Rita Ferreira da Rocha (na beira rio), no Jardim Jalisco, próximo à prefeitura.

Aproveitando o momento em que a crise resumiu a folia no município apenas à tradicional festa, a reportagem do jornal BEIRA-RIO resolveu perguntar a alguns foliões: o que precisa ainda ser melhorado no Bloco das Piranhas?

piranhas3A desempregada Cintia Carvalho (foto ao lado), que pretendia aproveitar para vender cervejas e outras bebidas, lamenta o fato de não ter podido entrar na área restrita pela prefeitura para trabalhar. “Se isso é uma festa pública, por que está fechado para nós? Dessa forma nem podemos entrar para fazer as nossas vendas e aí ficamos prejudicados. Poderia melhorar isso”, diz ela.

Esta é a primeira vez que Cintia – que compareceu junto com o marido, o também desempregado Wesley Guimarães – participa da festa, ainda que como vendedora. “Os amigos têm comprado as minhas cervejas para nos ajudar a vender, a gente tem que fazer as mesmas promoções dos outros pontos de venda”, completa.

Já os auxiliares administrativos Renan Cool e João Vellozo dizem que o que precisa melhorar é a segurança. “A prioridade para esse bloco é a segurança. Eu venho passar mais o carnaval aqui por causa do Bloco das Piranhas, por que gosto de passar com os amigos”, diz Renan.

O amigo também defendeu o mesmo item. “Bloco das Piranhas não é bloco sem os amigos. Mas é preciso ter maior policiamento na área reservada, isso era melhor quando acontecia no Parque de Exposições. Aqui na beira rio, o risco de acontecer algum episódio de violência é maior, de algum criminoso passar pela barreira é maior”, diz Vellozo.

Duas estudantes apontaram outra sugestão de melhoria. “Poderiam trazer cantores famosos”, diz a estudante Maria Eduarda Rezende. Já outra estudante, Camila Moraes, deu outra ideia para o desfile. “Tem que tocar mais funk, com músicas do nosso atual carnaval, e não de carnavais passados”, conclui.

CARNAVAL PARA TODOS OS GOSTOS

Para os próximos dias de folia, apenas o Município de Quatis tem programação de Carnaval tradicional. Na terça-feira, dia 9, haverá matinê às 16h, na Praça Doutor Teixeira Brandão, com pula-pula, personagens e animador. E no mesmo horário o bloco Amigos da Banda sairá da Praça da Matriz. Às 20h será o desfile dos ganhadores do Concurso de Blocos.

Mas para aqueles que querem aproveitar o Carnaval de uma forma mais calma, uma das opções é o cinema. O Cine Show Resende não funcionará durante o período do Carnaval, mas o Cine Show Agulhas Negras funciona a partir da quarta-feira de cinzas, dia 10. Estão em cartaz os filmes “Os Dez Mandamentos” (em 2D) às 14h05, 16h30, 18h55 e 21h20 nacional; “Caçadores de Emoção – Além do Limite” (em 3D) às 15h10 dublado; “Snoop & Charlie Brown – Peanuts: O Filme” (em 3D) às 17h20 dublado; “Pai em Dose Dupla” (em 2D) às 19h20 dublado; e “A Quinta Onda” (em 2D) às 21h15 dublado.

A partir do dia 11, a programação das duas salas segue normal. No Cine Show Resende estarão em cartaz “Os Dez Mandamentos” em 14h05, às 16h30, 18h55 e 21h20 nacional; “Caçadores de Emoção – Além do Limite” (em 2D) às 17h dublado; “Pai em Dose Dupla” (em 2D) às 19h15 dublado; e “A Quinta Onda” (em 2D) às 21h15 dublado. E no Cine Show Agulhas Negras “Um Suburbano Sortudo” (em 2D) às 14h40, 16h50, 19h e 21h10 nacional; e “Deadpool” (em 2D) às 15h05, 17h10 e 19h15 dublado e 21h20 legendado.

Para que curte a natureza, tem também as cachoeiras e poços de Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari, em Resende. Nestes locais, a prefeitura está realizando a Operação Verão, que consiste em ações de fiscalização e conscientização dos visitantes, especialmente no que se refere à destinação inadequada do lixo e estacionamento irregular. Também está sendo abordada a questão da segurança, tendo em vista que cachoeiras são locais onde sempre há risco, em razão das pedras escorregadias e possibilidade de ocorrência de cabeças d’água, quando há chuva forte nas cabeceiras dos rios. Há previsão de temporais neste carnaval, o que representa grande preocupação para todos os envolvidos.

Em Itatiaia, o Parque Nacional do Itatiaia oferece cachoeiras e trilhas, além da oportunidade de observar aves e outras espécies nativas de animais e plantas. Penedo também oferece opções de ecoturismo, gastronomia e comércio artesanal. Além disso, tem as vilas de Maringá e Maromba, com mais opções de cachoeiras e ecoturismo.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.