Vereadores destacam ano de eleições em primeira sessão do ano

Os vereadores da Câmara Municipal de Resende realizaram na noite desta terça-feira, dia 2, a primeira sessão ordinária de 2016 e em suas falas destacaram que 2016 será um ano atípico devido às eleições. Além disso, dois vereadores, Luis Fernando de Souza, o Pedra (PDT), e Irâni Ângelo (Pros), tiveram suas pré-candidaturas a prefeito anunciadas. Deram entrada seis projetos de lei, todos de autoria do prefeito José Rechuan Junior (PP) e foram aprovados dois requerimentos dos vereadores.

A sessão começou com a presidente em exercício Soraia Balieiro (PSB) desejando que o ano seja proveitoso e a aprovação da ata da última sessão ordinária e das últimas extraordinárias. Em seguida, foram lidos os projetos enviados pelo prefeito, dois deles com pedidos de votação em regime de urgência: um que regula a carga horária dos servidores públicos de Resende para seis horas até o final do ano, o 038/15, e outro que institui o boletim eletrônico como única forma de divulgação dos atos do Executivo, o 001/16, que ajudariam na economia de despesas. Os outros projetos extinguem alguns cargos comissionados e funções gratificadas da Sanear (036/15), alteram áreas de zoneamento para que possa investir no comércio na região do Acesso Oeste (037/15), oficializam a criação do programa “Gente Eficiente” sob administração da Secretaria Municipal de Educação (035/15) e vetam o projeto que previa isenção da taxa de inscrição para pais de filhos adotados em concursos de Resende (002/16).

O primeiro requerimento aprovado, de autoria do vereador Carlos Augusto de Lima, o Barra Mansa (Solidariedade), solicita informações a respeito do aumento de ônibus, como as planilhas e documentos utilizados para que o prefeito decretasse o aumento. Alguns vereadores sugeriram mais alguns documentos para o requerimento e ele foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, o vereador Irâni Ângelo também entrou com um requerimento pedindo informações sobre terrenos baldios dos bairros Mirante da Serra, Morada da Montanha e Jardim Oeste, que apresentam mato alto e não são limpos, ocasionando uma série de problemas como animais peçonhentos e até motivando pessoas a jogarem entulho que posteriormente se transformam em foco do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

No momento dos requerimentos verbais, o vereador José Olímpio (PCdoB) solicitou pavimentação asfáltica para uma rua do bairro Vicentina e em seguida os vereadores começaram a discutir sobre o ano que viria e seria atípico devido às eleições, olimpíadas e à necessidade de retomarem sua credibilidade depois dos escândalos de fraudes envolvendo a câmara que vieram à tona em 2015. Apesar de ressaltarem a transparência com que vem conduzindo os trabalhos, ao final da sessão a presidente em exercício Soraia Balieiro (PSB) pediu aos presentes que se retirassem para que os vereadores fizessem uma reunião interna para definir como serão compostas as comissões permanentes da casa legislativa.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.