Acredite se Quiser

– O advogado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Indalésio, que defende a comunidade Terra Livre, em Resende, entrou com uma denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) sobre o caso de grilagem de terras na comunidade. O vereador Tiago Vieira Martins, o Tisga (PPS), é um dos suspeitos de vender terras da área, ainda não regularizada, à idosa Maria Alice da Silva. A denúncia, que também está sendo investigada no Ministério Público Federal (MPF), está em andamento e, nesta semana, dois depoimentos já foram colhidos no órgão estadual.

– Nesta semana o plenário da Câmara Municipal de Resende teve uma porta lateral derrubada e os vidros da porta quebrados, na tarde do dia 8, no Centro Histórico de Resende. Registrada como dano ao patrimônio, o caso foi tratado na internet como “ato de revolta de um munícipe indignado”, mas uma testemunha que estava próximo ao local na hora do acontecimento afirmou que a porta foi derrubada por um dependente químico. A assessoria da Câmara afirmou que enviou imagens de uma câmera em frente ao plenário para a Polícia Civil, mas até agora não foram divulgadas novas informações sobre o caso.

– Na manhã do dia 9, documentos do cartório do 4º ofício apareceram espalhados pela rua em frente à sede do cartório, no bairro Barbosa Lima, além de monitores de computadores antigos. A direção do fórum informou que é procedimento normal de descarte jogar os documentos fora sem triturá-los, mas que eles não esperavam que o saco de lixo fosse aberto, causando a confusão. Pois é… um descarte politicamente incorreto.

– A vereadora Soraia Balieiro (PSB) arrumou uma tremenda confusão na sessão do dia 5. Ela pediu aos manifestantes que acompanhavam a sessão e que já haviam lavado a calçada da “sujeira” da Casa que ficassem em silêncio para que a sessão prosseguisse e, ao final, ela daria espaço para eles falarem. Só que ao final da sessão os outros vereadores levantaram e foram embora, provocando discussão entre as pessoas e a presidente em exercício no plenário. Na sessão seguinte, dia 10, para evitar problemas, ela explicou que os requerimentos verbais, explicações pessoais e palavras de liderança não seriam realizados e que estes momentos seriam concedidos à fala dos munícipes.

– Os munícipes, inclusive, demonstraram perceberem que o Legislativo obedece a todos os desmandos do Executivo municipal. Isso porque todos os que se inscreveram para falar cobraram uma postura mais enérgica dos vereadores em relação ao prefeito José Rechuan Junior (PP), já que se parecem funcionários do prefeito. Eles afirmaram que os vereadores devem realmente fiscalizar o trabalho do Executivo, como são pagos para fazer.

– E para dizer que não sobra nada para o Executivo em meio a tantas denúncias contra os vereadores, a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou que o município de Resende lidera o ranking de desflorestamento da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro entre 2000 e 2014. A prefeitura enviou nota dizendo que não há dados que comprovem a pesquisa, mas o instituto enviou uma tabela com os percentuais de áreas desmatadas, devidamente reproduzida no site do BEIRA-RIO. Estes não são dados?

ERRAMOS: Na edição 932, de 06 a 12 de novembro, o jornal BEIRA-RIO publicou que o partido do deputado estadual Gláucio Julianelli era Psol. Na verdade, ele atualmente é filiado ao Rede Sustentabilidade.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.