Laís Amaral

‘Pedra Sonora’ enriqueceu a Exapicor (1)
E passou mais uma Exapicor, a grande festa de aniversário da cidade. Em meio a especulações de que não aconteceria ou seria reduzida a três, quatro dias, por conta da crise da indústria, a Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende aconteceu. Nos mesmos moldes dos últimos anos: Entrada franca, entretenimento, barracas e shows musicais no conhecido clichê pop-rock/sertanejo/pagode. Mas é sempre um acontecimento muito aguardado, principalmente por nossos jovens. O espaço destinado à Cultura e aos artistas locais e regionais vem, a casa ano, aparecendo como um diferencial em meio à mesmice que sempre privilegiou as celebridades do mundo pop. Sejam, roqueiros, pagodeiros ou sertanejos. Na terça-feira, último dia da ‘exposição’, no palco 2 (chamado Arena Cultural), grupos de dança, corais, teatro e folclore o tom alternativo da Exapicor. E o ponto alto foi a apresentação do grupo ‘Pedra Sonora’ com seu Maracatu do baque virado e outros ritmos.

‘Pedra Sonora’ enriqueceu a Exapicor (2)
O grupo ‘Pedra Sonora’ encheu o palco com percussão, canto e dança mexendo com o público, no início, tímido, mas que cresceu durante a apresentação empolgante da rapaziada comandada pela Jamile Whately. A batida dos tambores  liberando a sonoridade ancestral, contagiou e fez pulsar o coração junto com o couro. Arrepiando carne e alma. Difícil não se deixar levar. E muitos daqueles jovens e crianças, que se encantaram com todo aquele colorido, com tanta vida e força, certamente guardarão no inconsciente, uma migalha que seja, daqueles ritmos e daquela vibração. Uma maravilha que não se vê e não se ouve em nossas TVs e FMs viciadas e useiras em adestrar unicamente para o consumo desvairado. O ‘Pedra Sonora’, é um referencial que merece todos os elogios e apoio possíveis para que perpetue e multiplique sua nobre e essencial influência. É nossa cultura indígena, branca e negra. E é bonito, bom de ver e ouvir. Valeu Jamile, valeu Rômulo, valeu rapaziada. Show!!

TRIPA
* Nesse final de semana a segunda etapa da Copa Rio de Parapente, coloriu o céu de Visconde de Mauá e da Capelinha. A realização do evento ficou por conta da Associação de Vôo Livre Agulhas Negras, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Para Sérgio Penna, que preside da Associação, a rampa e o local de pouso (Recanto do Tambaqui) muito bem localizados e de fácil acesso, além da Natureza, foram decisivos para a escolha da etapa da Copa Rio em Resende. Valeu ! * A prestação de contas de administração financeira da Prefeitura de Resende referente ao exercício de 2014 foi aprovada, nesta terça-feira (29/9), em sessão plenária, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Presente de aniversário para a cidade ? O parecer favorável, com ressalvas, determinação e recomendação, seguirá para o Poder Legislativo municipal, que fará a apreciação final * Com o ingresso do deputado estadual Dr. Julianelli na Rede da Sustentabilidade (aquele partido que não gosta de ser chamado de partido, assim como o Democratas ou o Solidariedade), é praticamente certa sua participação no pleito que elegerá o sucessor do Dr. José Rechuam ano que vem. Dois nomes praticamente confirmados pela Oposição: Dr. Julianelli (REDE) e Edison Lourosa (DEM). Pelo lado do Governo o nome do professor Mário Rodrigues vai decolando. Vai subindo * Participe da campanha “Jogo 10 da Noite. Não !”. É pra quem gosta de futebol e não concorda com o absurdo de ver os jogos do nosso principal esporte, paixão nacional, espremido numa grade de televisão, tendo que ir ao ar depois da novela (que a cada dia perde mais audiência). O resultado são estádios vazios e futebol em baixa. Saiba mais no meu blog: www.bocadesiri-lais.blogspot.com

ANIVERSÁRIO
Dia 24 de setembro mudaram de idade o João de Oliveira, (do “Verde”) e o médico e tamborinista Maurício Viegas. Dia 27 de setembro, dia de Cosme e Damião, inauguraram idade nova o Guilherme Reeve, a Débora Ribeiro Moraes e o André Camões. No dia 29 de Setembro, juntamente com Resende, receberam os parabéns o Geraldo Calixto e a Helena Menandro. E fechando o mês, dia 30, sopraram velinhas as amigas Luciana Silva e Larissa Reis (que comemorou no caraoquê do Bar Atlântico). Parabéns e todas as felicidades do mundo para essa turma legal.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.