QUEM PENSA? Exapicor 2015! Ainda na caixa preta!

Há quase um mês do aniversário da cidade (29 de setembro), a população ainda não tem informações sobre a programação da Exapicor 2015. Muitas pessoas até acreditam que a festa não será realizada, em decorrência da crise econômica, o que seria até coerente por parte do governo municipal. Mas como não acredito em toda essa “crise” anunciada pelo governo de Resende, já que por um lado tomam medidas que tiram direito do povo, mas por outro continuam fazendo contratações milionárias de assuntos que podem ser adiados, além do inchaço e falta de controle na folha de pagamento como temos visto nos últimos dias, creio que a festa acontecerá e dentro do planejado inicialmente: incríveis seis dias de festa, de ponto facultativo, de redução de atendimento à população com a justificativa do aniversário de emancipação da cidade que este ano cai numa terça-feira.

A questão nem é a festa em si, mas o lado obscuro que paira sobre ela. Todos os anos, ouvimos aqui e ali sobre os milhões da Exapicor e a incerteza da destinação desse dinheiro além do custo da festa, é claro. Este ano, a Exapicor 2015 será diferente. A população está atenta e cobrando transparência nas ações. O governo numa clara demonstração oposta, ou seja, de falta de transparência, desiste da licitação para entregar a organização, produção e execução da festa a uma empresa. Desiste depois de uma fracassada licitação que teve uma publicidade tímida, considerando o interesse público (se ele existe de fato) do evento.

Quando chegou ao conhecimento do jornal BEIRA-RIO começamos acompanhar e estivemos presentes à licitação que os concorrentes (só apareceram dois) sem qualquer condição de assumir a festa foram desclassificados. Até parece que a licitação foi feita para este fim. Eu disse, parece. Tanto que o silêncio do governo sobre uma nova licitação permaneceu até esta semana, quando o BEIRA-RIO perguntou para a Assessoria de Imprensa sobre o evento (leia nota na página 02) e esta informou que não fará nova licitação e sim um convênio. Pois bem, começa uma nova etapa, pois os convênios precisam, além da transparência, pois agora, o processo administrativo é outro e qual a entidade sem fins lucrativos que tem o mesmo interesse pegará este evento. Falam que será a Aciar, de certa forma, se for esta entidade, que tem mantido até aqui, uma reputação respeitada, menos pior. Pois tenho certeza que pessoas como Luis Geraldo Whately e Thirso Naval que conheço pessoalmente permitirão qualquer dúvida sobre o processo e claro, cuidarão para a seriedade do evento.

Chega de ouvirmos todos os anos: “alguém sabe quanto as empresas deram para a Exapicor?” “Quanto foram os custos e o que sobrou de dinheiro da festa?” “O dinheiro da Exapicor será aplicado em quê?” E por aí vai… A Exapicor há anos é uma festa que deixou de ser um evento realmente para as famílias, apesar do governo ter apelidado o evento de “Exapicor família”. Prova disso, é a quantidade de barracas de bebidas – só de bebidas – que eles permitem lucrar sobre a grande maioria de adolescentes e jovens, pois não há qualquer controle dentro da festa. Além de cobrarem um absurdo dos comerciantes e expositores que repassam, claro, para o consumidor. Aí fica tudo caro demais, sem chances para a família. Pode ver que a maioria das pessoas que hoje faz questão da festa é adolescente e jovem, pois o evento virou uma oportunidade sob o manto do discurso falso “família” de excessos. Isto não é festa. Fora o número de furtos, inclusive de veículos que todos os anos são registrados, apesar do povo pagar pelo estacionamento (outra fonte de renda). As famílias mesmo vão é no horário da tarde para alguns poucos eventos e levar os filhos no parque de diversões que também fura os olhos dos pobres.

Sou a favor de festa, desde que bem organizada, planejada, transparente, segura e justa para as famílias poderem realmente se divertir. Não isso que temos visto nos últimos anos. Prova do que virou esta data é o próprio desfile cívico, que a cada ano, menos autoridades comparecem e diminui o número de escolas e entidades participantes. Já tivemos muita Exapicor boa, mas hoje…

Ana Lúcia
editora do jornal BEIRA-RIO
analucia@jornalbeirario.com.br

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.