Acredite se Quiser

– O município de Quatis foi um dos únicos de todo o Sul do estado do Rio de Janeiro a incluir a questão do gênero em seu Plano Municipal de Educação (PME). Embora a questão fale apenas sobre uma educação voltada para a igualdade e respeito, as críticas não cessaram e a prefeitura precisou divulgar uma nota, em sua página na internet, esclarecendo o que realmente quer dizer a questão de gênero. É que alguns críticos da questão propagavam que as crianças passariam a serem educadas como seres assexuados, recebendo cartilhas sobre homossexualidade para que apenas durante a adolescência pudessem escolher a que gênero gostariam de pertencer. No entanto, como explica a nota da Secretaria Municipal de Educação de Quatis, “o PME, que foi debatido pelos profissionais da educação e a comunidade nos fóruns realizados nas escolas e aprovado na conferência, não fala sobre cartilhas, terceiros banheiros e outras questões, e sim sobre respeito aos direitos humanos na construção da cidadania através de uma educação de qualidade”.

– Em Resende, as disputas internas do PSB continuam. Desta vez, a informação é que o ex-vereador Aníbal Rocha Ponte deixou a sigla. Ele teria dito que só permanecia no partido devido ao carinho que tinha pelo ex-presidente da Executiva Municipal, Paulo Cesar de Oliveira, o PC, mas como agora o PSB está sendo comandado provisoriamente pela vereadora Soraia Balieiro (PSB), ele optou por enviar uma carta pedindo sua desfiliação.

– Após o fechamento da edição 914 do jornal BEIRA-RIO, a Secretaria Municipal de Educação de Resende se manifestou sobre a denúncia de um pai de aluno do Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho a respeito dos aparelhos de ar condicionado da escola. Na ocasião, o pai afirmou (com a confirmação de outros pais de alunos) que a empresa que instalou os aparelhos nunca fez a limpeza e nem manutenção dos mesmos, que era feita v oluntariamente por ele. Segundo a secretaria, a limpeza nos aparelhos “é feita mensalmente por uma empresa contratada. Não foi registrada falha nessa programação e a prestação do serviço segue normalmente. A Secretaria também não recebeu da direção do Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho um pedido extra de manutenção nesse aparelho, ou seja, fora do cronograma que já é executado”.

– Um dos próximos editais de licitação da Prefeitura de Resende, que já está redigido, deve ser o de permissão de uso da área publica do Aeroporto Agulhas Negras para atividades aéreas. O vencedor da licitação terá o direito de explorar a área por 20 anos e para vencer precisa apresentar o maior valor mensal a ser pago para a prefeitura. A área inicial é de 2.491,39 m etros quadrados, mas ela pode ser aumentada em até 50 vezes pela empresa vencedora. Por isso, para evitar “transtornos”, a prefeitura já tirou o motocross do local, tenta tirar o skydive e o aeroclube e deve tentar tirar os outros negócios. Resta saber se a Águas das Agulhas Negras, a Sanear e a Exapicor também já foram expulsas.

– O Sindicato dos Servidores Públicos de Resende está fazendo um abaixo assinado para tentar levar à Câmara Municipal um projeto de lei que limite em 10% a quantidade de cargos de direção, gerência e assessoramentos da prefeitura, geralmente ocupados por cargos comissionados. Além disso, metade destes cargos precisar ser ocupada por servidores efetivos. O objetivo é reduzir o número de comissionados em Resende. A tenda para recolher assinaturas está no calçadão de Campos Elíseos todos os sábados, exceto nos dias de chuva, e o objetivo é chegar a 3.500 assinaturas.

– O processo das “mudas milionárias” compradas da empresa Chusquea e não plantadas no município de Resende, denunciado pelo jornal BEIRA-RIO em 2013, não anda porque os réus e as testemunhas simplesmente não aparecem nas audiências. Uma delas estava marcada para o dia 1º, mas as testemunhas não apareceram e sequer constava nos autos se elas haviam sido intimadas. Por isso, foi marcada uma nova audiência para o dia 8, mas desta vez foram dois réus, o prefeito José Rechuan Junior (PP) e Ivani Nobre, além de outra testemunha, que não estavam no local. Uma terceira tentativa foi marcada para o dia 18 de agosto. Será que agora vai?

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.