Por uma Saúde melhor

Integrantes do Conselho Municipal de Saúde e de outros setores da sociedade se reuniram na Santa Casa de Misericórdia de Resende, no bairro Lavapés, na noite do dia 9, na plenária preparatória para a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Aberto ao público, o encontro visava discutir alguns problemas de saúde do município e elaborar algumas propostas para serem debatidas na Conferência. Na pauta, além dos problemas da cidade, os participantes também discutiram alguns projetos de lei em andamento do Congresso Nacional que, nas palavras da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Resende, Ana Lúcia Corrêa de Souza (foto), visam esvaziar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Logo no início da plenária, a presidente do Conselho lembrou sobre a oportunidade de toda a população participar da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 20, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB). Neste ano, o Governo Federal propôs que qualquer pessoa, independente de pertencer a conselhos ou grupos organizados, pode elaborar propostas para serem discutidas na conferência. Caso sejam aceitas, elas poderão integrar o plano de estratégias para a saúde do município, estado e até país nos próximos quatro anos.

— Conferência é um compromisso de inserção de novas políticas. Não só local, mas também no âmbito nacional, a luta pela saúde precisa de mais gente bem informada e engajada no controle social para perceber e lutar contra o que querem fazer com o SUS. O SUS está sofrendo golpes sucessivos, alguns projetos de lei em discussão no congresso estão desmontando o SUS e fortalecendo o sistema privado de saúde – lamentou, referindo-se à lei 13019/14, à aprovação da Emenda Constitucional 86/15 e à discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 451/14.

Saiba mais sobre a plenária. Assine o jornal BEIRA-RIO.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.