Se o mundo não acabar:
um Natal de Paz e um 2013 cheio de venturas e aventuras
Hoje, sexta-feira, 21 de dezembro de 2012 é o dia que o mundo vai acabar. Pelo menos foi assim que alguns interpretaram o calendário deixado pelo povo Maia com uma suposta profecia. Calendário só fazem profecias previsíveis. E nas boas ‘folhinhas’ essas profecias vêm em vermelho. Sabemos, por exemplo que dia 1º de janeiro é feriado, está profetizado no calendário. Os Maias não estão sozinhos nessas profecias apocalípticas. Judeus, adventistas, católicos, testemunhas de Jeová, etc, etc, todos já anunciaram o fim do mundo. Um amigo meu, mineiro de Bocaina, disse tranquilo outro dia: ‘Eu já moro no fim do mundo. Nem ligo pra essas besteiras. Dá pra viver”. O nosso planeta já passou por alguns fins de mundo. Algumas espécies se foram como os dinossauros, provavelmente em consequência de um acidente. Um asteroide bateu na gente. Essas coisas podem acontecer mas nunca estão na nossa agenda. Ninguém, põe, ninguém crê. Um dia vai acontecer que a nossa estrela, o Sol, vai envelhecer e se expandir e possivelmente engolir os três planetas de órbitas mais próximas: Mercúrio, Venus e Terra. Ó nóis aí travez! Mas isso aconteceria daqui a uns 50 milhões de anos. Que penca de tempo, hein !? É possível que o próprio homem já tenha dado cabo da Terra muito antes disso. Mas acho que não é motivo de preocupação. Podem comprar as ‘coisas’ da ceia e os presentes. E vamos brindar, um Natal de Paz e um 2013 super animado e feliz para todos nós e para as pessoas de bem. PS: caso o mundo acabe, não tem problema, vai todo mundo junto. Voltamos ano que vem. (Será?)
Que inveja, Timão !
Depois do jogo, uma pessoa querida me enviou a mensagem pelo celular: “se eu gostasse de futebol seria deste bando de loucos !!”. Antes de tudo, pra quem não sabe, sou botafoguense até os ossos, mas é difícil não se tocar com a força da torcida corintiana. E a admiração é mais pela torcida mesmo. Essa admiração começou quando eu ainda tinha muito cabelo e pouca consciência da realidade em minha volta. Era 1976 e eu fazia um curso fora e no círculo de amizade que fiz, havia uma paulistana e corintiana doente (como se falava na época). Numa noitada depois da aula surgiu o papo sobre futebol. Eu não tinha a menor ligação com o time paulista. De repente ela cantou o hino do qual eu conhecia os dois primeiros versos apenas. E cantou inteiro, emocionada. Foi marcante. Tão distante de casa ouvir o hino de um time brasileiro fez bem. E eu adoro marcha-rancho. Meses depois naquele mesmo ano, numa sexta-feira de madrugada eu saíra da Fiorentina, no Leme, quando deparei com vários ônibus embandeirados vindo do túnel. Eram os loucos na famosa ‘Invasão da Fiel’ no Maracanã. O jogo foi no domingo e 70 mil corintianos comemoraram no Maraca a classificação na semifinal do Brasileiro em cima do Flu. No ano seguinte, chego da faculdade, ligo a TV e assisto parte do segundo tempo da final Paulista. Vi o gol chorado do Basílio, a loucura da torcida invadindo o campo no final, o hino e o fim do jejum de mais de vinte anos. No domingo passado, em Resende, foguetório antes, na hora do gol e no final do jogo. Saí de casa vi um bandeirão na sacada de um prédio vizinho. Na rua Bahia, uma bandeira no portão de uma casa e a família feliz organizando um churrasco. Já na padaria do Magno, me chama atenção uma carreata na Coronel Mendes. Uns quinze veículos, carros e motos e muitas bandeiras. Essa torcida não é fácil. Uma torcida que, diferente de outras, não se limita a se dividir em comandos belicosos, com símbolos de guerra e outras besteiras e sim é capaz de criar uma Escola de Samba. É mesmo de se admirar. Valeu Fiel, valeu Curingão!!
TRIPA
* O Grêmio Literário de Resende promove no dia 29 de dezembro às 15 horas no Colégio Estadual Souza Dantas o “Ano Novo Poético Musical”. Na ocasião o saudoso Aluizio Braz, o ‘Simplício’ será homenageado. A querida cantora Naia receberá do Grêmio a distinção musical “Chiquinha Gonzaga”. De repente ela dá uma canja e encanta o pessoal com seu vozeirão. Claudionor Rosa avisa que a festa é no mesmo modelo dos anos anteriores, os homens levam refrigerantes e as mulheres os salgadinhos. Não são permitidas bebidas alcoólicas * O Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende já tem seu calendário pronto para o ano de 2013. Como sempre acontece no mês de janeiro, o MAM fará do dia 2 até de 31, a tradicional exposição de seu Acervo. O MAM de Resende tem obras de grandes nomes das artes plásticas do país. Vanda Perantoni, diretora do museu, está animada com as possibilidades de avanço no ano que vem. Além das exposições, continuam as atividades extra muros como as exposições itinerantes, palestras, cursos, capacitação de professores, etc * A Câmara Municipal de Resende convida para a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para o mandato 2013/2016. A solenidade será no dia 1º de janeiro às 19 h, no Espaço Z (Avenida Gustavo Jardim, s/nº, Centro) * Amanhã, dia 22, o projeto “O Papel das Vilas – arte em papel botânico artesanal” completa três anos. O sucesso dessa ação coletiva de artistas será em Maringá (RJ), a partir das 20 horas. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Itatiaia * Enquanto no Brasil, parte da Imprensa – aquela que atua como partido político – tenta destruir a imagem de Lula, o ex-presidente brasileiro, juntamente o presidente da França, François Holande lançaram em Paris um documento histórico que pode mexer com o futuro do planeta. Leia no meu Blog: bocadesiri-lais.blogspot
ANIVERSÁRIOS
Sábado, dia 15, inaugurou idade nova a minha colega de trabalho Fabiane Soares. Nessa segunda, dia 17, foi a vez do Alfredo de Oliveira, poeta e ex-prefeito de Quatis. Na terça, dia 18, o Eduardo Lemos, presidente do Conselho de Turismo de Resende. Na quarta (19) o meu amigo Antonio Carlos Abrão, o Tonhão e o Lucas, filho da Jô Farizel. Ontem (20), uma turma legal mudou de idade: Frederico Whately, Elaine Rosa, Carlos Rivelli e o vereador Gláucio Julianelli. Hoje (21) dia do ‘fim do mundo’ mais um grupo esperto fica mais experiente: Wendell Amorim, Bianca Sampaio e Claudineia do Amaral. Amanhã (22), o Marco Antonio Rezende recebe os parabéns e no domingo, dia 23, será a vez do músico Gustavo Sampaio e do meu amigo Birigui mudarem de idade também. Na véspera de Natal, a Mariana Tanure sopra velinhas e no dia 25, o músico Chuck Bones, a minha querida amiga Nina Amêndola e o meu colega de trabalho Natalino Abreu comemoraram idade nova. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.