Laís Amaral

Memórias desordenadas: “F” de Fausto Wolff
Chegamos a letra ‘F’ nessas memórias desordenadas. Pulei o ‘E’, mas tudo bem. Comecei pelo ‘Q’ de Quintana, alguém lembra ? Por isso (também) são desordenadas. Já conhecia e admirava Fausto Wolff das páginas do Pasquim e dos instigantes romances “Matem o cantor e chamem o garçom”, e “O acrobata pede desculpas e cai”. O estilo agudo e feroz do jornalista-escritor muito me agradava. Fausto fora exilado em 68 e ficara 10 anos entre Dinamarca e Itália. Apoiou Brizola em 1982. Num determinado momento, eu era repórter e diretor de cultura da associação de moradores do Centro, em Nova Iguaçu. Coube a mim a tarefa de convidá-lo para uma palestra que ocorreu no plenário da câmara e como repórter, fazer uma breve entrevista para o diário que eu trabalhava. O tema do debate já me escapole. Ele chegou apertou minha que praticamente sumiu em sua manopla. O gaucho era grande mesmo. Fomos ao um bar onde ele emborcou sem careta um martelo de cachaça. Depois tirou do meu peito uma ‘praguinha’ de candidato a federal. “O Roberto não precisa”, disse, e pregou a dele no meu peito. Ele também era candidato. Fui reencontrá-lo meses depois durante a apuração dos votos, lá mesmo em NI. Ele acendeu um cigarro com jeitão de John Wayne e perguntou como estavam os votos dele. Falei que estava mal. Com alguma resignação e seu típico humor cáustico, disse que o TRE não registrara o nome Fasto Wolff, como era conhecido. E completou: “Quem votaria em Faustin von Wolffenbüttel, porra !?”. Seu nome de batismo. Que falta faz um Fausto Wolff no jornalismo de nossos dias. Ele arrebentaria com essa camarilha de almofadinhas de bosta tipo Waacs, Reinaldos e Mervais. Morreu dia 5 de setembro de 2008 depois de internado com hemorragia estomacal. A cara dele.

O Triste 30 de Abril
Nessa quinta-feira, dia 30, foi aberta a exposição alusiva a participação do negro em nossa sociedade. Na ocasião foram descerradas no ‘Corredor Cultural’ da Casa da Cultura, placas com os nomes dos escravos Estevão, Agostinho e Amâncio que em 30 de abril de 1884 foram retirados da cadeia (onde hoje é a casa da Cultura) e barbaramente assassinados por um grupo de homens que nunca foram condenados pela chacina. Apesar de três julgamentos. Nenhum juiz quis assumir novos julgamentos e uma crise foi criada no judiciário local naquela ocasião. Ninguém queria ser juiz em Resende. Os escravos eram suspeitos de assassinar um fazendeiro, o que nunca foi provado. Seus corpos foram esquartejados e jogados no entorno da ‘cadeia’; O episódio é conhecido como o ‘Triste 30 de Abril’. Claudionor Rosa, o responsável pela exposição informa que ela poderá ser visitada até o dia 29 de maio, das 12 às 17h30min, de segunda à sexta-feira. A atividade está sendo desenvolvida em parceria com o Projeto Câmara Cultural da Câmara Municipal de Resende.

TRIPA
* Quem informa é nossa amiga Leila Pena, vice-presidente da sociedade de Hotelaria Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro: agora o Rio já tem Pós Graduação em Hotelaria Hospitalar – Einstein – RJ, com coordenação do professor Marcelo Boeger. Inicio em setembro. Rua do Passeio, nº 42, 3° andar – Centro – Rio de Janeiro-RJ. Mais Informações: goo.gl/K7jbP6* Terça à noite tem Albrey e Nelsão no Buteco, a partir das 19 horas. Música boa de ouvir e curtir. Dois craques * O Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, está convidando para a abertura da exposição “Natureza e Sobrenatureza na Obra de Jorge Brito”. São esculturas rústicas em madeira. Uma homenagem aos 80 anos do nosso artista popular. A exposição foi aberta na terça-feira, 28, na Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem, Niterói e conta, logicamente com todo o apoio do Centro Cultural Visconde de Mauá * Nos dias 21 a 24 de Maio, a região de Visconde de Mauá, vai ser palco para grandes atletas do mundo, certamente os melhores, para a primeira edição da corrida de montanha The North Face Endurance Challenge Ultra Trail Agulhas Negras. É mais um evento que vem contribuir para a consolidação do perfil turístico de Resende, como um destino de aventura. Cada vez mais Resende se associa a essa modalidade de turismo que se abriga perfeitamente bem sob o guarda-chuva do Turismo de Natureza * Domingo vai ter alvinegro gritando: é campeão…é campeão !!

ANIVERSÁRIOS
Dia 26 passado o João Capistrano (nosso fotógrafo de plantão) mudou de idade. No dia 28 um trio recebeu os ‘parabéns’: Ricardo Simão, Victória Amaral e Alcione Almeida. Quem ficou mais experiente nessa quinta, dia 30, foi Nélio, irmão da Fabiane, minha molequinha. Hoje, 1º de Maio, é a vez do pai deles, ‘seu’ João Coutinho, um vascaíno feliz também assumir idade nova. No próximo dia 7 conta mais um ano de vida o Rafael, nosso colega de trabalho. O tema da sua festa este será o “Rambo”. Rafael curte heróis de gibi e cinema. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.