Consciência Negra e Pedra Sonora, uma semana multicultural
Hoje, dia 20, a Semana da Consciência Negra chega ao seu final com um saldo legal de atividades culturais e de cidadania aqui em Resende. A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial organizaram dia 16, a exposição ‘Cultura Negra e Arte’ do artista plástico Claudio Araújo (pinturas e esculturas) na AEDB. Dia 17, na Casa dos Conselhos teve roda de conversa com jovens do Programa Estação Juventude, abordando o tema “História e juventude negra”. Na quarta, dia 18, a programação foi no Espaço Z, com a entrega do ‘Certificado Lélia Gonzáles’, aos “Promotores da Igualdade Racial”, dez pessoas foram agraciadas. Ontem, dia 19, a exposição de Claudio Araújo foi para a Praça da Concórdia, e hoje, dia 20, encerrando a semana, tem Missa Inculturada – uma missa com elementos da cultura afro – na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 10h. E depois roda de samba no Bar Atlântico. E fechando uma semana de cultura e cidadania, semana miscigenada e superanimada, o Grupo Pedra Sonora faz a festa de celebração dos seus 10 anos de atividades. Será na antiga Dance House, à Av. Cel. Tramujas Mader, 20, na estrada de Penedo e começa às 17 horas. Vai rolar tudo de bom: comidas típicas e muita música: mesa de samba aberta, roda de Maculelê/Samba de roda/Roda de Coco/Ciranda; apresentação do Maracatu do Bloco Pedra Sonora; Forró e, às 23h: Banda Pedra Sonora. Nos intervalos, o DJ Uirá Leão. Valeu Zumbi !! Valeu Pedra Sonora !!
Paiva, um engenheiro atrapalhado
O velho Antonio Paiva, agora tem sua foto na galeria de honra do Bar Atlântico. Beleza ! E aqui nesta galeria, dois dedos de prosa sobre o ‘maestro da vida’. É um modesto ‘causo’ verídico, que me foi relatado pelo filho, Rui Paiva. Conta o Rui que o velho, certo dia resolveu dar vazão a sua atração e simpatia pelos passarinhos. Não iria colocar os bichinhos em gaiolas, claro, mas os queria por perto, para cuidar deles, conviver. Então resolveu fazer um viveiro, um viveiro dos grandes. Comprou tela, madeira, pegou as ferramentas e bem cedo se pôs à obra. Jeitoso como era, foi erguendo o viveiro que, rápido, tomava corpo. À tardinha, Rui estava no quarto em seus afazeres e de repente escuta o grito do pai chamando por ele e pedindo ajuda. Mas nem deu tempo de ficar apreensivo porque o apelo foi seguido de uma sonora e despregada gargalhada. Rui foi até o quintal e constatou a falha de engenharia do pai. Paiva concluíra em tempo recorde o grande viveiro, só que nos acabamentos internos, distraiu-se, e não se deu conta que não tinha como sair. Ficara preso naquele gaiolão e o jeito foi pedir ajuda, e, rir muito de si mesmo. Rui também caiu na gargalhada. Fazer o que ? O velho Paiva acabou sendo o primeiro ocupante do viveiro. Ele que já era meio passarinho mesmo.
TRIPA
* Na próxima sexta-feira, dia 27, a poeta Letícia Álvares lança seu livro de poemas “Poesias ao Vento”, às 19h30min. no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende. Na ocasião haverá exposição de livros infantis, infanto-juvenis e adultos e uma participação especial do grupo vocal “As Corujinhas”, dirigido pela regente, Alile Cuoco * O filho da Cassia Eller, Chico Chico estará cantando em Resende no dia 5 de dezembro. Ele irá se apresentar juntamente com a cantora, percussionista e bailarina Julia Vargas e com o violonista Rodrigo Garcia. O trio fará seu show no Galpão R6, no Manejo, às 23 horas. Os três, apesar de muito jovens já tem estrada com CDs na praça e muitos shows em casas consagradas do Rio de Janeiro. Vale conferir * O Circuito Resende Gastronômico está completando 14 dias de muito sucesso. Entre no link: bit.ly/1MWPvTg* E atenção Botafolgada, semana passada me esqueci de citar aqui alguns botafoguenses fundamentais, como Zé Vidão, Rodolfo, Fleury, Nelsinho, Marquinhos e deu no que deu, levamos uma sapecada. Eu ainda por cima menti, dizendo que Carlinhos Botafogo é fã do Carleto. Carlinhos não suporta o lateral. Quem gosta dele é o Thiago Zaidan. Agora é verdade. Não sou supersticioso, mas é bom deixar a casa em ordem porque hoje pra gente é decisão no Mané Garrincha (veio a calhar). Rumo ao título moçada *
ANIVERSÁRIOS
Sexta-feira, 13, mudou de idade minha colega de coral, Lúcia Regina, a mãe da Brenda. No dia 14, o Zé Cláudio, de Mauá e a Emmy Louise aniversariaram. No dia 15, o flamenguista Márcio Fabian, fotógrafo da Prefeitura e o empresário vascaíno Reinaldo Lisboa inauguraram idade nova. No dia 16 o amigo músico Tuninho Galante, a passista Zailda Oliveira, o também músico Abiud Neves, o amante da música, Lauro Manchado e o advogado meu amigo, Mário Vieira, com quem tomei umas geladas, receberam os ‘parabéns’. No dia 17 a Jamile Whately, do Grupo Pedra Sonora e a amiga Marisa Dias de Carvalho sopraram velinhas. E nessa quarta, dia 18 foi a vez do meu amigo tricolor, o ‘Macedão’ ficar mais experiente, e além dele a Mary Hellen, a Vera Lúcia Teixeira e a Sandrinha. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.