Dia de Livro: romance policial tem Hemingway como personagem
“Hemingway acordou de bruços no assoalho de seu quarto, com o lençol enrolado no tornozelo esquerdo, coberto por uma camada de gesso grossa, pesada e levemente úmida que ia do dedão do pé ao joelho. Mas que m…, disse o rosto de Hemingway, num guincho abafado. Seus olhos estavam, no dizer da mãe de Robert Capa, buracos de mijo na neve. Ele sentiu as bochechas quentes, resultado de mais alguns vasos capilares rompidos pela ação do álcool. Teve uma vaga sensação de coceira na inacessível sola do seu pé. Lá fora, uma Key West matinal, pronta para o café da manhã, se abanava com as brisas tropicais dos coqueiros, como a Rainha de Sabá num divã.” Esse é o primeiro parágrafo do romance de suspense ‘Um Mistério para Ernest Hemingway’, de Michael Atkinson, que transforma o famoso escritor em personagem dessa história policial que mescla realidade e ficção. É quando no tumultuado ano de 1956, o assassinato de um amigo envolve Hemigway nessa trama juntamente com a CIA, o FBI, Fidel Castro e Che Guevara. E claro, Cuba, além de muito sexo e bebida. O livro de 328 páginas tem o selo da Editora Globo e pode ser encontrado nas livrarias de Resende.
O jornalismo capenga da Globo
A Goebbels, quer dizer, a Globo faz tantas acrobacias, caras e bocas e barulho para promover as denúncias seletivas geradas pela ‘Operação Lava a Jato’, que não sobra tempo para noticiar com mais profundidade outra grande ação da Polícia Federal, a ‘Operação Zelotes’, que investiga os grandes sonegadores do país. Segundo matéria da Folha de São Paulo dessa semana a siderúrgica Gerdau, uma das 50 maiores companhias do Brasil, e a RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, são as empresas contra as quais há mais e mais fortes indícios de irregularidades no âmbito da Operação que apura o esquema responsável por causar o sumiço de débitos tributários, uma forma de desfalcar os cofres públicos. Até aqui, já foi confirmado um prejuízo de 6 bilhões de reais, que pode chegar a 19 bilhões, valor maior que o investigado inicialmente na Operação Lava Jato. Mais onze, empresas, escreve a Folha, aparecem com fortes indícios de terem cometidos irregularidades: os bancos Santander e Safra; as montadoras Ford e Mitsubishi; as companhias Cimento Penha, Boston Negócios, J.G. Rodrigues, Café Irmãos Julio e Mundial-Eberle. Seria demais pra eles darem um tempo no “jornalismo de uma nota só” e explicarem para as pessoas um pouco mais sobre a sonegação no país ? Acho que é pedir demais. Sonegação é um assunto delicado para as organização dos Marinho. É o caso de mudar um slogan: “Jornalismo, você não vê por aqui”.
TRIPA
* O Jornal BEIRA-RIO completou 18 anos sábado passado e eu passei batido. Tomei um susto quando vi. Caramba, 18 anos. Certamente estou há mais de dez anos com esta coluna (página). Hora de trocar a minha foto. Aquele do alto da página não sou eu. Não mais aquele. Lembro quando a Ana chegou a mim e perguntou se eu topava assumir o lugar da colunista Patrícia Fonseca, que fazia o maior sucesso mas estava de mudança para o Rio. Eu topei e estou até hoje. A coluna é um pouco diferente daquela que fazia a Patrícia. Não a substitui, na verdade. Fui apenas outro colunista que assumiu o jornal. Parabéns à Ana Lúcia por sua coragem, determinação e teimosia. Resende é melhor tendo o BEIRA-RIO * Falando em aniversário, o Restaurante Cabana do Falcoeiro, o Centro Cultural Visconde de Mauá e todos os comerciantes do Shopping Aldeia dos Imigrantes convidam para a comemoração dos 80 anos do artista popular, “Jorge Brito” amanhã, dia 4, a partir do meio dia. No cardápio: feijoada, uma exposição supercolorida e muita cantoria, sempre * O Carnaval do ano vai marcar a estreia de um novo carnavalesco na cidade do Rio de Janeiro. Ele vai começar miudinho em uma Escola do Grupo ‘D’, que desfila na Avenida Intendente Magalhães. E lá o bicho já pega. Não é brinquedo. Esse jovem carnavalesco, ainda na faixa dos vinte anos, é Rodrigo Marques, filho do professor e ex-presidente do Instituto Educar, José Marque Junior, ou simplesmente Professor Marques. Boa sorte ao rapaz nesse meio tão empolgante mas também tão competitivo.
ANIVERSÁRIOS
Dia 26 mudou de idade minha regente favorita, a Alile Cuoco, e mais, os jornalistas Flávio Colistet e Vladimir Ramos, a Eliane Prudêncio, o ator Leandro Resende e o Tande Vieira, hoje no primeiro escalão do governo do estado. Dia 27, o mega violonista Thiago Zaidan e a Adriana Barbosa inauguraram idade nova. No dia 29 foi a vez do Romário Carvalho, do Eduardo Ferreira, da Aline Alvarenga, do Evandro Souza e da Simone Ramos ficarem mais experientes. Na mesma data a Bela soprou velinhas e a comemoração foi na casa de festas Bela Vista. Dia 29 o Francisco Mendes contou mais um ano de vida. Dia 30, a Luciene Pereira, o João Carlos Benedito e o Marcelo Drummer também aniversariaram. Fechando o mês, dia31, um trio muito legal mudou de idade: Paulino Barbosa, Rogério Coutinho e Jussara Soares. Nessa 1º de abril, acredite, receberam os ‘parabéns’ o Rui Paiva, a Ângela Campos, a Gleisiane Pereira e a Shirley Resende e no dia 2, o meu amigo Ricardo Paiva, irmão do Rui e capitão do Bar Atlântico. Parabéns e todas as felicidades do mundo a essa turma boa.