Acredite se Quiser

– Durante a chuva do dia 16, quando vários pontos do bairro Manejo, em Resende, tiveram picos de energia e falta de luz uma descoberta veio à tona: os funcionários do CVT, inaugurado no final do ano passado, estavam apavorados com a possibilidade de curto circuito no local. O motivo? A instalação elétrica feita no local é um “gato”. Embora as aulas estivessem previstas para começar no início de março, desde dezembro os responsáveis pelo polo aguardavam a instalação da rede elétrica, que até hoje não aconteceu. Para evitar problemas no cronograma, esta foi a única saída encontrada. Vixe!

– A Câmara Municipal de Resende passou nesta semana por mais uma mudança. Depois da saída de Pedro Paulo Florenzano (PP) da suplência do partido para que o titular Kiko Besouchet (PP) assumisse, após largar a Secretaria de Trabalho e Renda, quem deixa a casa agora é o vereador Carlos Santa Rita (PSDB). Ele terá que abrir mão de sua suplência, pois José Valdir Dias, o Macarrão (PDT), foi exonerado como secretário municipal de Serviços Públicos no dia 17. A saída de Macarrão da prefeitura já vinha sendo articulada há pelo menos dois meses, segundo o próprio Santa Rita. O BEIRA-RIO entrou em contato com a prefeitura, mas até o fechamento desta edição ela ainda não havia divulgado o nome do novo secretário de Serviços Públicos.

– Enquanto Resende vai perdendo a batalha contra a dengue, com o aumento do número de notificações e mortes, outra epidemia pode estar vindo à tona na cidade. Segundo relatos dos vereadores na sessão do dia 17, a região da Cidade Alegria também está sofrendo com uma infestação de ratos. O vereador Carlos Augusto de Lima (Solidariedade) foi bastante enfático em sua colocação e chegou a dizer que “os ratos sobem na mesa para comer junto com as pessoas”. O vereador Tiago Vieira Martins, o Tisga (PPS), que também mora no bairro, concordou com o colega e alertou sobre o risco de um surto de leptospirose na cidade, já que a doença é transmitida pela urina dos ratos.

– Ainda sobre a Câmara, o vereador Joaquim Romério (PMDB) foi o mais recente vereador atingido por dengue, nesta semana. Além dele, Soraia Balieiro (PSB) e José Olímpio (PCdoB) já haviam ficado doentes. Coincidência ou não, os três se intitulam representantes da “bancada ruralista” da casa.

– A Câmara Municipal de Itatiaia promove no dia 24, às 18h, uma audiência pública para discutir a união das comarcas de Resende e Itatiaia. Nas redes sociais, o encontra vem causando polêmica, já que a extinção de uma comarca que exista em vara única, como é o caso de Itatiaia, é proibida pela lei 6.956/2005. Além disso, segundo as discussões, os munícipes consideram o caso um retrocesso. Resta saber qual será o resultado da audiência.

– Também em Itatiaia, a prefeitura promoveu uma reunião entre empresários e a Jaguar Land Rover para que a empresa apresentasse quais são as exigências para possíveis fornecedores. Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, realizado no dia 18, na Câmara Municipal de Itatiaia. Na ocasião, a prefeitura aproveitou para também apresentar quais são os incentivos fiscais oferecidos às empresas que se instalarem no município.

– Falando em empresas, a montadora de automóveis e motores Nissan recebeu nesta semana o Prêmio Americar de Sustentabilidade 2015, concedido pela associação de jornalistas latino-americanos especializados na indústria automotiva. A homenagem foi concedida pelo trabalho desenvolvido pela empresa no Complexo Automotivo de Resende e foi julgada por 52 jornalistas de 11 países. Um dos fatores que contribuíram para a escolha foi a Unidade de Conservação da Lagoa da Turfeira que está sendo feita pela empresa, mesmo que a passos de tartaruga. Resta saber se a montadora lembrou-se de explicar que a unidade será feita por exigência dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, após campanha encabeçada pelo movimento popular SOS Lagoa da Turfeira.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.