Laís Amaral

A festa está no DNA dos Capricornianos
Há pelo menos uns sete meses eu sofro com uma tendinite que causa desconforto (como é moda dizer atualmente no meio futebolístico) no ombro esquerdo. Fiz ultrassonografia que detectou uma ruptura em andamento num dos músculos que compõem o manguito, ou coisa parecida. Depois fiz exame de sangue e urina para verificar se o mal poderia, além da tendinite, ter alguma ligação com problemas reumatológicos, excesso de ácido úrico ou sabe-se lá, que outro tipo de dano. A motivação para falar de algo tão pessoal, que não interessa a nenhum leitor, só pode ter sido desencadeada pela observação pseudo-humorada de uma colega de trabalho: “isso tem a ver com o DNA”. A sigla, na versão zombaria, não tem nada a ver com o ácido intimamente ligado às nossas origens, hereditariedades e outros quejandos. Perdeu importância sendo transformada na depauperada: Data de Nascimento Avançada. ‘Pode ser’, refleti em silêncio aceitando a gozação. Fiquei mais experiente há cerca de quinze dias, lembrei. E daí o pensamento voou a especular sobre o peso da comemoração do aniversário ao longo da vida. Quando se é criança a data é mais que aguardada. Para o jovem é mais um motivo para excessos. Na fase adulta há quem não curta mais comemorar (festejar por estar ficando mais velho ? tô fora !). Quando ficamos ‘maduros’ voltamos a querer festejar, mesmo que por vezes, comedidamente. Mais para estar entre amigos, gente querida etc, etc. Dia desses num rápido bate-papo com Miguelzinho, que é colunista social, cantor, festeiro e que faz aniversário, neste domingo, dia 18, ele lembrou a festa dos Capricornianos, que acontecia em algum bar no mês de janeiro. Miguel ficou animado e pensa retomar com esse tipo de evento no Bar Atlântico, que está para ser reaberto. Semana passada a Ivone Rocha, que aniversariou dia desses, falou da festa com saudade. Em Resende há Capricornianos e Januários que curtem bem um auê. Tomara que a turma se anime e retorne com a comemoração. É mais um motivo pra se juntar. “Coisa de DNA”, diria minha colega, que está na fase de esquecer a data do aniversário.

Sou humanista, pacifista, mas não sou Charlie!
E 2015 começou quente. Metaforica e literalmente falando. A região com 36 graus …!!! Deve ter morador de Penedo com saudades dos verões escaldantes de Helsinki. Mas a quentura maior parece mesmo a ocorrida no inverno europeu, em Paris. A matança de jornalistas, seja por mercenários, seja por quem quer que seja e pelo “motivo” que for, deve ser repudiada, sempre. Assim como não vamos concordar que a mulher que sai à rua de shortinho abusado ou de minissaia exagerada e provocante, justifique o estupro. Assim como deve ser repudiada, com igual indignação, a invasão de países e a morte de inocentes a pretexto de desmobilizar armas de destruição em massa que nunca existiram. Ou a morte de crianças e mulheres desarmadas em Gaza, ou a indiferença sobre os massacres em alguns países africanos. Repudio a ação terrorista e lamento a morte do pessoal, mas ‘Eu não sou Charlie’. Não entro nesse coro sobre um acontecimento complexo, que está sendo vendido de forma simplista, como fosse uma camisa de time de futebol: “vista a sua e entre em campo contra esses diferentes !”. Quando vejo o Willian Waak naquele seu jeitão fúnebre de Nosferatu com dor de dente, quase chegar ao orgasmo ao dizer que “o mundo multipolar é muito perigoso”, creio que estou com minha cautela no lugar certo. O tempo e o ofício me fizeram aprender a ler. Literal e metaforicamente falando.

TRIPA
* Ontem (dia 16 janeiro) seria aniversário de Jorge Goulart. Grande nome da MPB e marca registrada nas marchinhas de Carnaval, Goulart foi homenageado em Resende no Carnaval de 2012. A iniciativa foi do Rancho Chuveiro de Prata, e a avenida cantou o Hino a Resende, ele que era então o intérprete da última gravação. E Jorge se emocionou vendo o público cantar seus sucessos. No mês seguinte ele morreria, no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Resende fez a última homenagem ao artista * Sábado passado o calor esteve bem acima do apontavam os termômetros em Campos Elíseos. Na Praça da Bandeira, reduto crustaceano, Silvão e seu grupo Samba Show, incendiaram o pedaço com muito samba bom. Silvão, Flávio do Pandeiro, Tião Montanha, Domingão, Jorge do Farofa e mais uma fileira de bambas trouxeram para Campos Elíseos o clima de Carnaval. E vai ter mais * Inclusive na Sirizada do Crustáceos, dia 31 de janeiro, Silvão e sua gente estará animando a festa * A Dengue não é brincadeira. Se cada um fizer um pouco, a guerra contra esse mosquito será vencida. Pressionar as autoridades sempre, mas sem perder de vista o dever de cada um como cidadão, de estar presente na luta * Eu que sou apaixonado por Outono e Inverno, estou vivendo dias horríveis. Dá pra imaginar, não dá ? Ainda bem que nessa época do ano tem Carnaval, a festa popular com a qual mais me identifico. Ainda, bem Ufa !! * Neste domingo o governador Luiz Fernando Pezão estará mais uma vez em Resende. Agora para entregar obras de infraestrutura da estrada RJ-151 trecho Visconde de Mauá-Campo Alegre * Jeferson renovou com o Fogão, Nação Alvinegra. E vamos estreiar no Carioca no Engenhão. Beleza minha gente ! Tem euforia demais nisso ? Deixa pra lá.

ANIVERSÁRIOS
Dia 8 ficaram mais experientes: Silvano Junqueira, o ‘boca limpa’, o Ricardo Fumaça, a Marizete Santos, o Adriano Lizarelli e a Ivone Rocha. Dia 9 mudou de idade dona Munira Arbache. No dia 10 foi a vez da Thuca Oliveira, do Sandro Dejota e do Aubrey Ramessar, inaugurarem idade nova. Dia 11 o músico Marcus Vinícius contou mais um ano de vida. Dia 12 a minha amiga Carla Troina soprou velinhas. No dia 13 o vascaíno, Edson Feliciano aniversariou. No dia 14 receberam os parabéns o pintor Jorge Vieira, o José Grégio e o Cláudio Cotia e nessa quinta, dia 15, colhe mais uma flor no jardim da existência a Nice Pinheiro, “o espetáculo”. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.

Você pode gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O limite de tempo está esgotado. Recarregue CAPTCHA.