Retrospectiva de comes e bebes 2013
Nesta primeira coluna do ano, o que há de bom no roteiro gastronômico (e etílico) popular da cidade. Coisas boas foram mantidas, como o jiló recheado do Ribamar e coisas boas surgiram, como a caipirinha de morango do Boteco. Tem o bolinho de arroz do Caipira, o pernil assado do Caminho de Casa e o feijão sujo com farofa, do Cérgio (com ‘C’). Produtos imateriais também continuaram em alta como a simpatia do Bené, do Trianon, a diversidade musical do ‘Catarino’ e o Samba da Panela do Zero Grau. A tradição ficou por conta dos salgadinhos do ‘Rei’, em Campos Elíseos, o pastel do japonês, no Paraíso, o imbatível inhoque da fortuna do ‘107’, o melhor queijo minas, o da Mineira e a gelada do Garnizé. As novidades não foram muitas, mas foram boas: a pizza do Dom Pippo, o chopp no Pátio Mix e o ‘avalanche’, um sorvete superinvocado do ‘Uai Su’. Valeu 2013 e Viva 2014!!
Um Natal inesquecível
E o Natal também passou deixando, como sempre muitas histórias. Algumas tragédias, que sempre ocorrem, mas que nesse período ganham realce potencializado por motivos do calendário especial. O fato triste será sempre lembrado a cada Natal. Mas também aconteceram coisas positivas. Como esta coluna tem no seu DNA a marca de falar de pessoas simples, de carne e osso, destaco aqui o Natal da Ana, que é atendente na Padaria do Magno. Ana é paraibana e veio pra Resende ainda menina. Aqui constituiu família e com muito esforço, peculiar dos que migram tentando melhor sorte, consegue levar uma vida digna. E com a possibilidade de receber a família que veio do interior da Paraíba passar Natal e Ano Novo por aqui. Foi emocionante rever irmãos que não encontrava há 23 anos. E poder conviver com a alegria dos parentes, que por morarem em uma região desprovida de quase tudo, se encantaram com o que viram em Resende e Penedo. “Estavam tão felizes, que era como se estivessem na Disney”, disse a Ana, não escondendo a satisfação de poder proporcionar dias maravilhosos aos seus. Foi um Natal inesquecível, com certeza.
TRIPA
* E o novo ano chegou arrebentando, Schumacher entre a vida e a morte, Nelson Ned e Eusébio, o maior craque português (embora nascido em Moçambique), não estão mais entre os vivos * E o ano que começou vertiginoso, promete ser bem ligeirinho mesmo. Ano de eleições para Presidência da República, Senado e Câmaras (federal e estaduais) e uma novidade para quem nasceu na segunda metade do século passado: Copa do Mundo em casa. Sem dúvida será o fato que vai sugar a maior parte das atenções. E vai ser usada como ferramenta de campanha eleitoral (pró e contra), não tenho dúvida * Claudionor Rosa manda o recado: o seu Rancho Chuveiro de Prata, vai organizar no período pré-carnavalesco, uma cantada de Carnaval quando serão homenageadas celebridades falecidas. O tema do ‘Chuveiro’ para este ano será: ‘Zum, zum, zum, zum, zum, zum, zum, tá faltando um’ * Encontrei Carlinhos Botafogo nessa segunda-feira, Dia de Reis, e não deu outra, o homem continua cuspindo marimbondos contra a diretoria do alvinegro. “Só compraram porcarias, uns irmãos gêmeos, uma dupla sertaneja, que ninguém sabe de onde saíram e ainda mantiveram o Renato e o Rafael Marques, aquelas bostas”. E o homem também não se conforma com a falta de um centroavante digno da camisa da Estrela Solitária: “Esse Elias é um nada, não serve pro nosso time”, vociferou. Mesmo assim Carlinhos está animado para dia 5 de fevereiro ir ao ‘Maraca’ ver o jogo de volta contra o poderoso Deportivo Quito. Haja coração!! * Um 2014 vitorioso aos que são do bem!
ANIVERSÁRIOS
Janeiro começou com muitos conhecidos mudando de idade. Já no dia 1º, minha amiga Madá soprou velinhas. No dia 2 foi a vez do Luis Ferrão. No dia 3, além deste escriba, também sua mãe, dona Zoraide, a Miriam Simioni, o Michael Schumacher e o Bar Luis inauguraram idade nova. No dia 4 foi o cantor Augusto Martins. No dia 6 uma turma grande recebeu os ‘parabéns’: Luis Felipe Pimentel, Cacá Schneider, Bebiana dos Santos, a ‘Biana’, o ‘seu’ Mateus Soares da PMR, o Reinaldo Raeli e o Marcial Corrêa (Cial), que são secretários municipais. Na terça, dia 7, foi a vez da Cida Feliciano, no dia 8, o Adriano Lizareli, o Ricardo Fumaça, a Ivone Rocha e a Marizete Santos. Ontem, dia 9, a dona Munira Arbache. Hoje, dia 10, o Aubrey Ramessar, o Sandro Dejota, a Vanessa Andrade e a Thuca Oliveira. Amanhã, dia 11, o Paulo Cesar Oliveira (PC) e o Marcus Vinícius. E no domingo, dia 12, a Carla Troina e a Regina Ramos também mudam de idade. Parabéns e todas as felicidades do mundo a eles.